Sabesp amplia ação a outros bairros e vai distribuir 2.400 caixas-d’água

Desde sexta-feira, a Companhia entregou 487 reservatórios a Paraisópolis, além de mais localidades das regiões sul, norte e leste da Capital

(30/03/2020) A Sabesp ampliou a distribuição de caixas-d’água a mais bairros de São Paulo, além de Paraisópolis, e deu início na última sexta-feira (27/03) à entrega dos reservatórios. Desde então, já foram distribuídos 487 reservatórios a Paraisópolis, Jardim Monte Azul e Jardim Grajaú (zona sul). As regiões norte e leste também foram beneficiadas, com entregas na Freguesia do Ó, Pirituba e São Mateus.

As doações continuam nesta semana e têm como objetivo prevenir que as pessoas fiquem sem água em momentos em que sejam necessários reparos emergenciais ou manutenções preventivas na rede de abastecimento.

Ao todo, 2.400 caixas-d’água – o dobro do inicialmente previsto – estão sendo doadas à Sabesp pelas empresas Tigre e Wavin no Brasil, detentora da marca Amanco Wavin, e começaram a chegar na última sexta-feira (27/03) à Companhia.

Ao longo da semana passada, a Sabesp fez o trabalho de mapeamento dos imóveis que precisam do reservatório interno. Também organizou a logística de recebimento das caixas e distribuição à população. Com o dobro de caixas disponíveis, a Companhia passou a mapear outras regiões em que moradores estejam sem reservação interna.

A ação ocorre para reduzir o impacto da pandemia COVID-19 na rotina dos cidadãos e teve início em Paraisópolis em razão de sua característica topográfica. Trata-se de um bairro altamente adensado com partes altas, onde a água pode demorar mais tempo a chegar até os imóveis. Paraisópolis, na zona sul, é a segunda maior comunidade de São Paulo, com 100 mil moradores.

A distribuição de caixas-d’água é uma medida que já foi adotada anteriormente pela Sabesp para ajudar moradores a se adaptarem à regra da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), segundo a qual os domicílios devem ter caixa-d’água que seja capaz de suprir o abastecimento dos moradores por ao menos 2