Futebol: equipes da região mantêm chances de classificação nas competições estaduais

Não é somente de campeonato brasileiros em suas séries A, B, C e D que vive o torcedor do futebol. E para os torcedores dos times da região, que não tem nenhum time nas competições nacionais, a expectativa gira em torno das boas campanhas na Segunda Divisão paulista, cujos representantes do ABC (Grêmio Mauaense e EC São Bernardo) buscam o acesso para a série A3 do estadual. Enquanto isso, São Caetano e Água Santa buscam o titulo da Copa Paulista, cujo vencedor poderá escolher uma vaga na Série D do campeonato brasileiro ou vaga na Copa do Brasil.

SEGUNDA DIVISÃO

De virada, Locomotiva vence a primeira na segunda fase

Foi de virada que o Mauaense conquistou a sua primeira vitória na segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Na tarde do sábado (05), a Locomotiva do ABC começou perdendo por 2 a 0 para o União Mogi, mas no segundo tempo conseguiu mostrar a sua força para virar a partida e vencer pelo placar de 3 a 2, em pleno Estádio Nogueirão.

Depois de conseguir a classificação na última rodada da fase inicial, o União Mogi fez cinco pontos nos três primeiros jogos da segunda etapa do torneio (vitória contra o XV de Jaú e empates contra o América e o próprio Mauaense). Já a Locomotiva do ABC estava com apenas dois pontos e precisava da vitória para ainda sonhar com algo no campeonato, com isso tem cinco e subiu na tabela.

Mesmo jogando fora de casa, o Mauaense ditava o ritmo da partida nos primeiros minutos, principalmente em jogadas rápidas pelos lados do campo e cruzamentos na área, mas encontrava a União Mogi bem postada e pronta para encaixar um contra-ataque e abrir o placar. Tanto que foi isso que aconteceu. Logo aos 14 minutos, após cobrança ensaiada de falta, Pinguim cruzou pela direita na cabeça de Emerson, que testou firme para o fundo das redes. Empolgado, os donos da casa não demoraram para ampliar, dessa vez com Valdemar, aos 25 minutos.

Se o primeiro tempo foi do União, a segunda etapa foi totalmente dominada pelo Mauaense. Aos 10 minutos, em uma disputa de bola na área da Serpente, a bola bateu na mão de um jogador do time da casa e ligado no lance, o árbitro marcou pênalti. Vinícius foi para a cobrança e não desperdiçou, diminuindo a contagem. Porém apesar da pressão exercida, o gol de empate só veio aos 39 minutos, quando o goleiro Vitor acabou bobeando ao tentar afastar e marcou contra. Mas nos acréscimos enfim o Mauaense conseguiu a virada em uma cabeçada de Gabriel. Até por conta disso, o jogo terminou mesmo com a vitória de virada dos visitantes. A próxima partida do Grêmio Mauaense pelo grupo 5 ocorre no sábado (12) contra o XV de Jaú em Mauá, no estádio Pedro Benedetti.

EC São Bernardo é derrotado no interior

Outro representante do ABC no campeonato, o EC São Bernardo viajou até a cidade de Assis para enfrentar o VOCEM no estádio Antônio Viana da Silva. A equipe da casa venceu pelo placar de 2 a 1, em partida válida pela quarta rodada do Grupo 7 do Campeonato Paulista da 2ª Divisão.

O confronto foi briga direta pela liderança. Com a vitória, o VOCEM embola a ponta do grupo, alcançando o EC São Bernardo. Os dois clubes ficam com sete pontos cada, mas o EC São Bernardo segue na liderança porque leva melhor nos critérios de desempate.

Os três gols do duelo foram marcados em apenas quatro minutos, na segunda etapa. Aos 19 minutos, o EC São Bernardo saiu na frente com gol de Bessa. O VOCEM empatou um minuto depois com gol de Mateus e virou aos 22 minutos com gol de Robinho. O EC São Bernardo volta a campo no próximo domingo, pela quinta rodada, para enfrentar o Osvaldo Cruz, às 15h no interior.

COPA PAULISTA

As equipes do ABC (AD São Caetano e Água Santa) fazem excelente campanha na Copa Paulista, cuja competição reserva ao vencedor a escolha por vaga direta na série D do campeonato brasileiro ou na Copa do Brasil. Componentes do grupo 3 do certame, apenas o AD São Caetano jogou (e venceu) na rodada, quando aplicou 3×0 no Juventus em plena Rua Javari. O azulão tem 15 pontos e é o líder do grupo. O outro representante da região é o Água Santa de Diadema, que com 11 pontos aparece em 4º lugar no grupo mas com um jogo a menos; o netuno faz o jogo de encerramento da rodada contra a Portuguesa de Desportos no Canindé na quarta-feira (09). Na rodada seguinte, o time de Diadema também jogará na Capital paulista, mas dessa vez contra o Nacional, no estádio da Rua Comendador Souza, sábado (12). Já o São Caetano desce a serra para enfrentar o time B do Santos FC, também no sábado (12).