terça-feira, fevereiro 27, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Eduardo Rios Neto é nomeado presidente do IBGE

O economista Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto foi nomeado presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (27).

Eduardo Rios Neto, que era diretor de Pesquisas do instituto, foi indicador ao cargo pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Formado em economia, ele possui doutorado em Demografia, é membro da Academia Brasileira de Ciências e professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A nomeação dele para o cargo acontece após Susana Cordeiro Guerra pedir exoneração do cargo de presidente do instituto alegando “motivos pessoais e de família”. Ela deixou o comando do IBGE após forte redução de recursos para o Censo 2021.

Susana e Rios Neto assinaram, juntos, artigo publicado em março pelo jornal “O Globo” e reproduzido na página do IBGE no qual afirmaram que o país ficará em risco sem as informações censitárias.

“Sem o Censo em 2021, as ações governamentais pós-pandemia serão fragilizadas pela ausência das informações que alicerçam as políticas públicas com impactos no território brasileiro, particularmente em seus municípios”, afirmaram Susana Guerra e Eduardo Rios Neto.

Popular Articles