Vereador de São Caetano propõem criar SAMU para atender animais

Um projeto de lei que está em tramitação na Câmara Municipal de São Caetano do Sul, de autoria do vereador Ubiratan Figueiredo da Ong (PR), propõe a criação de um serviço de atendimento móvel para animais, vítimas de acidentes e maus tratos, além de oferecer vacinação, castração e vermifugação, no município.

O SAMUVET (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário) é uma versão do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) voltado para cães e gatos.

A iniciativa já é realidade na cidade de Mauá, através do Bem Estar Animal Móvel, que faz pequenas cirurgias, vacinações e castrações nos bairros. O vereador falou sobre o serviço.

“Esse tipo de serviço já foi implantado e está sendo executado em várias outras cidades, como Campinas, Florianópolis, Belo Horizonte e Salvador. São frequentes os casos de animais acidentados que, por falta de condições financeiras do tutor ou insensibilidade das testemunhas, vieram a óbito por não ter um socorro imediato”, explicou o autor do projeto. Ele acredita que o cuidado com os animais deve ser, também, uma função do Executivo.

O PL, que será analisado pelas comissões antes de ir a plenário, também prevê a execução de parcerias com entidades de proteção animal, ONGs, universidades e estabelecimentos veterinários para a execução do projeto.