Pesquisa Badra vai revelar intenção   de voto do eleitor do Grande ABC

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É o segundo levantamento dessa natureza que o instituto realiza desde janeiro. A pesquisa está registrada junto ao sistema PesqEle, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Faltando pouco mais de três meses para as eleições gerais no Brasil, que ocorrem em 2 de outubro, a Badra Comunicação realiza rodada de pesquisa de intenção de voto, tendo como área de abrangência o Grande ABC, para os cargos de Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. O objetivo é identificar a tendência de voto do morador-eleitor da Região.

O instrumento de coleta de dados (questionário) conta com perguntas abertas e fechadas, espontâneas e estimuladas, permitindo respostas dos entrevistados “puxadas” da lembrança, bem como a partir da provocação dos entrevistadores, que apresentam discos de pesquisa com elencos de nomes, para cada cargo.

Os nomes que compõem os discos foram definidos a partir de um conjunto de critérios estabelecido pela equipe técnica do instituto e que leva em consideração, por exemplo, o fato do pré-candidato disputar a reeleição, para o mesmo cargo ou algum outro; seu desempenho eleitoral em 2018 e 2020; o equilíbrio de representação, no disco, das diferentes correntes políticas; a percepção pública de que a pré-candidatura de fato está colocada; entre outros.

Segundo Célio Ricardo Silva da Costa, diretor-presidente da Badra Comunicação, a proposição de um conjunto de nomes, ainda que de forma limitada, para a disputa proporcional, tem por condão sentir a tendência de voto, junto ao eleitorado, em relação a nomes que acabam tendo e se apresentando com maior densidade eleitoral, ainda que a lógica da eleição proporcional não garanta a conquista de mandato por candidatos, por vezes, bem votados. “Mas é plenamente possível sentir e identificar quem está no raio de visualização e até no foco do eleitorado”, argumenta. Esse tipo de levantamento, destaque-se, só é possível de ser realizado até a data de início do registro das candidaturas. Daí para frente, de modo estimulado, só contemplando o nome de todos os candidatos com registro da candidatura, o que torna a consulta inviável.

O levantamento do instituto Badra tem amostra de 1.060 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob os números BR-09888/2022 e SP-06139/2022. A amostra, representativa do universo (eleitorado do Grande ABC – TSE-Abr/2022), leva em consideração a proporção dos eleitores por município, gênero, faixa etária, escolaridade e renda. O instituto colhe, ainda, dados como religião e ocupação dos entrevistados.

PARA TER ACESSO AOS RESULTADOS

A Badra Comunicação vai disponibilizar a partir das 20h do próximo sábado, dia 11, em sua página na internet, o caderno de resultados com a intenção de voto espontânea e estimulada para cada cargo. O caderno mais completo, e que inclui os quadros de tabulação com os resultados a partir das variáveis de controle, estará disponível a partir de terça-feira, dia 14, no mesmo endereço eletrônico: www.badracomunicacao.com.br.