Ubiratan Figueiredo propõe criação de Farmácia Veterinária Popular

Ubiratan Figueiredo propõe criação de Farmácia Veterinária Popular

A falta de condições financeiras para arcar com os custos de tratamento veterinário é a causa de muitos casos de abandono de animais domésticos nas ruas. Para reduzir o problema, o vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PSD) apresentou um projeto de lei (PL 2641/20) que institui a criação da Farmácia Veterinária Popular em São Caetano do Sul.

“É necessário criar condições para os menos favorecidos terem meios para o tratamento veterinário dos seus animais, minimizando o abandono, por exemplo, de gatos e cachorros em nossa cidade, seguindo as orientações para fazer o tratamento do seu animal e mantê-lo saudável”, justifica Ubiratan.

A proposta determina que o serviço ofereça todos os equipamentos e procedimentos gratuitos necessários para o tratamento do animal, incluindo também vacinações, para famílias carentes, protetores independentes, ONG’s e associações previamente registradas no munícipio. A matéria também autoriza o município a firmar parcerias públicas ou privadas para viabilizar os medicamentos.

O programa gratuito da Farmácia Veterinária Popular tem como base o programa de sucesso, implementado pelo Governo Federal, que criou a Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso dos cidadãos de baixa renda aos medicamentos destinados à saúde humana