São Caetano realiza 8º Festival Kodokai de Judô e atrai cerca de 300 participantes

0

Os esportes de artes marciais de São Caetano estão em alta e o judô, especificamente, que atraiu cerca de 300 atletas na disputa do 8º Festival de Kodokai, realizado entre os dias 6 e 8/11, no Centro de Treinamento de Judô Miriam Tereza Bizerra.

O evento, coordenado pelo professor doutor Sérgio Santos, mostra uma forma alternativa de judô voltado para o social. “O festival é um modelo de evento que mostra como se pode colocar crianças para interagirem umas com as outras sem o trauma que a competição moderna acarreta nos participantes”, explicou o professor de judô da SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude), o sensei Wagner Vettorazzi.

O festival se difere das demais competições esportivas no judô, principalmente por ser dividido por faixas etárias, em que alunos e familiares permanecem no evento por cerca de uma hora, por isso é feito no período noturno e durante a semana.

“Cada evento tem um tema, destacado e explicado durante as atividades e neste ano a temática colocada aos atletas foi o respeito, que em japonês significa sonkei”, complementou Vettorazzi.

A medalha alusiva ao evento traz o Kanji, ideograma em japonês da palavra respeito, para que seja eternizado junto às boas lembranças do festival.