spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Programa EcoTroca do Bairro Barcelona, em São Caetano, entrega 797 quilos de alimentos a moradores 

Moradores do Bairro Barcelona, em São Caetano, receberam na manhã desta quinta-feira (22/2) o 1º EcoTroca de 2024, na Rua Oriente, em frente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida. O programa é uma parceria da Prefeitura com o Fundo Social de Solidariedade e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), e consiste na troca de recicláveis e óleo vegetal (óleo de cozinha usado) por alimentos não perecíveis e produtos de limpeza.

As trocas acontecem sempre das 9h às 12h ou até terminar o estoque e a próxima edição está sendo estudado qual bairro será contemplado.

Os moradores compareceram à Rua Oriente e efetuaram 501 trocas (303 kg de recicláveis e 198 litros de óleo vegetal usado), levando para casa 797 kg de alimentos não-perecíveis. Esse é o recorde de trocas até o momento, sendo que em 2023 foram feitas 902 trocas de 1 kg de reciclável ou 1 litro de óleo vegetal usado, nas quatro edições realizadas nos bairros Fundação, São José, Prosperidade e Nova Gerty.

“Este programa tem um viés de sustentabilidade muito forte, também com aspectos econômico e social por contribuir para a geração de renda e combate à insegurança alimentar. O EcoTroca visa a melhorar a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.

Com o EcoTroca, a cada 1 kg de material reciclável ou 1 litro de óleo de cozinha usado, o morador recebe 1 kg de alimento e uma barra de sabão (limitado a 5 kg por morador por entrega).

Os alimentos são provenientes de doações das redes varejistas e atacadistas, além de outros parceiros, e encaminhados ao Banco de Alimentos. Assim, o EcoTroca proporciona aos cidadãos uma alimentação mais enriquecida e saudável no que tange à segurança nutricional.

APROVAÇÃO POPULAR

A dona Clarice Mazzoni, 43 anos, moradora do Bairro Santa Maria, esteve pela primeira vez realizando a troca de recicláveis e óleo vegetal usado no EcoTroca Barcelona. “Confesso que não sabia. Fiquei sabendo pelo meu filho, Lucas Mazzoni, que estuda no 9º ano aqui na EMEF 28 de Julho e viu um panfleto informando que haveria essa troca. Ainda bem que vim, pois é um projeto sensacional, principalmente no que tange ao óleo vegetal usado, de difícil descarte. E a gente ainda leva para casa um kit alimentar de muita qualidade, com sal, macarrão, feijão, bolacha. Fiquei duplamente feliz”, ressaltou Clarice.

Quem também aprovou o projeto foi o Leonardo Rodrigues da Silva, 27 anos, morador do Bairro Barcelona. “Faz 3 anos que moro em São Caetano e este é mais um projeto que facilita a vida do morador mais necessitado. No meu caso, que momentaneamente estou precisando muito, estes alimentos vêm em muito boa hora, assim como é o restaurante Nosso Prato, com refeições a valores bem baixos, sem onerar o orçamento do morador mais necessitado. É uma ideia que une o social com o sustentável, no caso do descarte do óleo vegetal usado, que eu trouxe cinco litros”, finalizou Leonardo.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles