Prefeitura de São Caetano reformula Programa Esportivo Comunitário e cria esporte global para iniciantes

0

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude), reformulou o PEC (Programa Esportivo Comunitário), que atende mais de 18 mil pessoas a partir dos 6 anos, e criou o esporte global, especificamente para crianças iniciantes.

A denominação deve-se ao fato de que, normalmente, os pais inscrevem a criança para fazer um esporte específico, como futebol ou atletismo, por exemplo. No entanto, pode acontecer de a criança ter gosto ou aptidão por realizar um outro esporte. Aí é que entra a reformulação criada por coordenadores da secretaria, visando apresentar o maior número possível de práticas esportivas aos alunos.

O secretário da SELJ, Mauro Chekin, ressaltou o trabalho realizado. “São Caetano sempre cuidou do Esporte com carinho, respeito e gestão. Agora, que estamos nos aproximando do pós-pandemia, vamos retornar aos patamares que sempre estivemos”, resumiu Chekin.

PRATAS DA CASA NO ALTO RENDIMENTO

Os amantes do esporte de São Caetano do Sul têm à disposição 45 modalidades gratuitas para se exercitar. Este é o PEC. Já são mais de 18 mil moradores inscritos, de todas as idades.

Rodrigo Cristiano Machado, de 44 anos, nascido em São Caetano e aluno da natação do PEC, é campeão mundial de transplantados, tendo conquistado cinco medalhas no XXI Campeonato Mundial de Transplantados, disputado em Málaga, na Espanha, em 2017. Machado ganhou o ouro nos 100 metros livre e nos 100 metros costas, e a prata nos 50 metros costas, nos 200 metros livre e nos 200 metros medley.

Já a atleta de taekwondo Milena Titoneli é uma das representantes de São Caetano e do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Milena iniciou no PEC em 2014, e já conquistou o ouro no Mundial Militar do Rio de Janeiro(2018); no Pan-Americano do México (2021); no Rio Open (2015); no US Open (2019); no Aberto da China (2019); no Aberto de Helsingborg e no Pré-Olímpico, além do bronze no Mundial de Manchester, na Inglaterra (2019).