spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Prefeitura de São Caetano lança Tele Dengue: serviço de telemedicina contra a dengue

O prefeito de São caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, lançaram na quinta-feira (29/2) o Tele Dengue, um canal de WhatsApp para prestar informações sobre o combate à dengue no município, disponibilizando também um questionário para quem estiver com sintomas poder ser avaliado por equipe de Saúde.

“Nossa intenção é colocar o morador com suspeita de dengue, o mais rápido possível, em contato com as equipes de Saúde. Trata-se de uma ferramenta digital de promoção de acesso mais amplo e qualificado. Paralelo a isso, seguimos com trabalho nas ruas para localização e erradicação dos focos do mosquito com apoio das equipes da Defesa Civil, Vigilância em Saúde, Saúde da Família e GCM, com apoio de drones”, destacou Auricchio.

Ao enviar mensagem para o telefone 4233-8136 o morador terá cinco opções para digitar:
orientações quanto aos cuidados que o deve adotar para evitar possíveis criadouros; denúncia de possíveis focos, sendo direcionado ao e-mail ou telefone dos canais de denúncias; sinais e sintomas da doença; questionário para moradores que apresentam sinais ou sintomas; e endereço das UBSs para acolhimento dos pacientes.

O preenchimento do questionário pode ser feito 24 horas por dia. Uma equipe de enfermagem avaliará as respostas e fará os encaminhamentos necessários. Em caso de sinais de alerta (sangramento, hematomas, etc) é preciso procurar o serviço de urgência e emergência, no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin.

O gerenciamento da plataforma será feito por equipe técnica de enfermeiras, que farão o atendimento durante a semana e monitoramento aos finais de semana. “O paciente será triado para verificar se os sintomas são de dengue. Será orientado a procurar unidade ou hospital dependendo da avaliação e, a partir deste momento, será acompanhado pela ECAD (Equipe de Cuidados Avançados de Dengue), localizada em todas as UBSs, e além de examinar o morador, irá acompanhá-lo e monitorá-lo até o final do tratamento”, explicou Regina Maura.

Dia D Contra Dengue
Além das ações com drones operados pela GCM e apoio terrestre com Defesa Civil, Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, com vistorias, bloqueio e distribuição de folders porta a porta, o município realiza nesta sexta-feira (1/3) ações educativas para marcar o Dia D.

Será realizada reunião online com 70 educadores para multiplicar informações sobre a mobilização contra a dengue, falar sobre o Tele Dengue, mobilizar estudantes e equipes para eliminar criadouros na escola e em casa. O mesmo será feito no Centro de Especialidades Odontológicas com 40 colaboradores do setor.

As denúncias sobre possíveis focos de dengue podem ser feitas pelo e-mail (denunciaccz@saocaetanodosul.sp.gov.br). Todas estão sendo apuradas mediante visitas dos ACEs, inclusive aos finais de semana.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles