Prefeitura de São Caetano inicia imunização de crianças contra a covid-19 na segunda-feira

0

A Prefeitura de São Caetano do Sul começará a vacinar crianças contra a covid-19 na próxima segunda-feira (17/1).  O primeiro grupo a ser vacinado será o de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades.  O agendamento será neste sábado (15/1), exclusivamente pelo site https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos, – a abertura será informada nas redes sociais da Prefeitura tão logo o sistema estiver disponível.

Nesta sexta-feira (14/1), o município recebeu o primeiro lote do imunizante do laboratório Pfizer: foram entregues 610 doses, que devem atender 27% das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades. A entrega foi acompanhada pelo secretário de Saúde, Marco Cezario Junior e pela coordenadora de Imunização, Sabrina Bonesso.

Para se preparar para a campanha, a Secretaria de Saúde realizou a capacitação de cerca de 75 profissionais que atuarão diretamente na vacinação pediátrica. “Capacitamos os profissionais de Saúde e estamos com a estrutura pronta para iniciar a vacinação das nossas crianças. Sempre com organização, eficiência e segurança, marcas do nosso sistema de imunização”, informa o prefeito José Auricchio Júnior.

Segundo a coordenadora de Imunização, o objetivo da capacitação foi esclarecer como será o fluxo de trabalho das equipes, preparando-as para o agendamento, acolhimento e recepção das crianças; para a administração correta do imunizante; e para o registro das informações no sistema oficial do Estado, o Vacivida. 

PRÉ-CADASTRO

As famílias também podem se preparar para a campanha de vacinação, ajudando a agilizar o trabalho das equipes de Saúde. Basta fazer o pré-cadastro no site VacinaJá, do Governo do Estado de São Paulo (https://www.vacinaja.sp.gov.br/).

Vale lembrar que o site VacinaJá exige a utilização do CPF da criança. Não é aceito o CPF de pais ou responsáveis, pois os dados serão utilizados pelo sistema VaciVida para a emissão do passaporte vacinal da criança.

Quem ainda não tiver o CPF da criança pode solicitá-lo em agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 7,00. É preciso apresentar certidão de nascimento ou RG da criança, além do RG do responsável. O número do CPF é gerado na hora.