Pio Mielo faz balanço de seus 200 dias à frente do legislativo

Ao completar 200 dias liderando a Câmara Municipal de São Caetano do Sul, em 19 de julho, Pio Mielo (PMDB)

 destaca a construção de um novo jeito de conduzir os destinos do Legislativo e comemora a marca de mais de quatro mil propostas apresentadas pelo grupo de 19 vereadores.

“Estamos trabalhando com responsabilidade visto à realidade econômica do País e, consequentemente, de São Caetano. O melhor município do Brasil também passa por ajustes, portanto, nesse contexto, reduzimos gastos e implantamos novos mecanismos de gestão que possibilitem melhor controle social e economia para os cofres públicos. Para isso, cortamos na própria carne, assim como fazemos em nossas casas quando o orçamento diminui”, exemplifica o chefe do Legislativo.

Dentre as ações já executadas pelo comandante da Câmara estão a criação da Corregedoria Geral, fundamental para garantir transparência e combate à corrupção e a redução em 20% de cargos comissionados – de cinco para quatro assessores em cada gabinete (19 cargos a menos).

O presidente ainda formatou Comissão de Eficiência dos Gastos Públicos, com o objetivo de monitorar os investimentos e propor novas soluções para ações de gestão que possibilitem avaliação permanente dos contratos da Câmara e bens e serviços que eventualmente sejam adquiridos.

O Legislativo também foi protagonista ao votar matérias importantes do Executivo. A alteração na lei que permitiu a abertura da EMEI José Auricchio, a criação do Diário Oficial Eletrônico, o abono aos profissionais da Educação, o retorno das atividades da Unimais, a abertura de vagas de empregos públicos para contratação via concurso e o Programa de Parcelamento de Débitos são alguns exemplos.

Transparência e acessibilidade – Pio Mielo (PMDB) comemora a instalação do novo site do poder Legislativo. Com visual mais atraente, a navegação é intuitiva e facilita o acesso das informações pelo internauta. Ainda é possível assistir aos vídeos de sessões ordinárias, extraordinárias e audiências públicas realizadas em plenário neste ano. Os deficientes visuais ganharam acesso nas páginas com o alto contraste e os surdos uma ferramenta que traduz o conteúdo digital (textos, áudios e vídeos) em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Esta ferramenta, inclusive, é disponibilizada para acesso a computadores desktop e tecnologia para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

“Todas essas ações só foram possíveis pelo grupo de trabalho que formamos na Casa e o apoio integral de todos os parlamentares. Trabalhamos em consenso dentro da Câmara, além de construirmos junto ao Executivo uma relação independente e harmônica, em que São Caetano e sua gente estejam em primeiro lugar”, finaliza Mielo.