Auricchio apresenta ações do Programa Novo Centro a comerciantes

0

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, apresentou as ações que integram o Programa Novo Centro aos comerciantes da região. O encontro foi realizado quarta-feira (16/2), na Perfumaria Belface. Também participaram o deputado estadual Thiago Auricchio, o presidente da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul), Alessandro Leone, e secretários municipais.

Dezenas de iniciativas visam a modernização do Centro. As principais delas são a requalificação da Praça Cardeal Arcoverde e da Rua Santa Catarina e a revitalização do Terminal Rodoviário Nicolau Delic, entre outras constantes do plano de governo.

“Nosso foco é a construção de uma cidade para as pessoas, a partir do Centro. E isso é possível com grandes obras de modernização dos espaços públicos e ações de incentivo ao desenvolvimento econômico e a instalação de empreendimentos ligados à economia criativa, que inclui a qualificação da vida urbana do Centro no período noturno. Assim, vamos estimular o sentimento de pertencimento dos moradores”, destacou Auricchio.

A proposta de intervenção na Praça Cardeal Arcoverde consiste na substituição das pedras portuguesas por piso drenante, implantação de novo mobiliário urbano, renovação do paisagismo, ampliação das áreas verdes e requalificação do café e da revistaria. O projeto ainda prevê uma nova fonte e bancos curvos e lineares. A escadaria da Igreja Matriz ganhará rampas de acesso, dentro das normas de acessibilidade.

Na Rua Santa Catarina será dada continuidade às decisões tomadas quanto ao desenho dos pisos e do mobiliário urbano que será instalado na Praça Cardeal Arcoverde. O conforto do pedestre será priorizado.

Já a proposta de requalificação do Terminal Rodoviário busca torná-lo um espaço público mais agradável, cultural, atrativo e convidativo à permanência das pessoas, além de mais seguro para os deslocamentos a pé e de bicicleta. Inclui a implantação de corredor cultural nas galerias do subsolo, soluções de acessibilidade, qualificação das áreas de lazer, reforma das fachadas, nova iluminação e sinalização, além da implantação de jardins e focos de áreas verdes em sua extensão.

Há atenção especial também à área econômica, com um pacote de incentivos fiscais e urbanísticos para a recuperação da vida urbana no Centro. O conjunto favorece a diversificação da oferta de comércios e serviços, inclusive à noite e aos fins de semana.

Com a perspectiva de ter mais pessoas circulando pelo Centro à medida em que as ações forem colocadas em prática, a Prefeitura já projeta o reforço da segurança na área, incluindo a instalação de totens de videomonitoramento em locais estratégicos.

“Sempre lutei pelo Centro. O que faltava era exatamente isso. Uma atenção especial, com grandes e modernas ações, paisagismo bonito e mais verde. Este programa é maravilhoso”, avaliou o proprietário da VNZ Mens Wear, Robson Gonzaga de Souza.

“O prefeito Auricchio tem sido sensível às demandas do setor produtivo. Este programa de fato transformará o Centro, que é o coração comercial da nossa cidade”, aprovou Alessandro Leone.