Com um prefeito mimado e egocêntrico, São Bernardo do Campo completa 465 anos

24

Por Samuel Boss

A cidade de São Bernardo do Campo completa 465 anos nesta segunda-feira, 20 de agosto, tendo com maior virtude a grandeza econômica e industrial. Uma cidade grande, que mesmo em sua imensidão quase não comporta o ego do seu atual prefeito, Orlando Morando (PSDB).

São Bernardo foi a rota de imigrantes nordestinos nos anos 60, 70 e 80 que buscavam na cidade uma oportunidade nas indústrias automobilísticas e no setor metalúrgico. A cidade é rica em recursos hídricos, possuindo uma das maiores represas do país; foi palco de conquistas políticas nos 1980 em busca da redemocratização do país, e ainda é rota obrigatória para a grande São Paulo aos que desejam escoar sua produção pelo Porto de Santos.  No entanto essa grandeza toda é todo dia ameaçada pelo egocentrismo do atual prefeito, que se acha maior que a história da cidade.

Orlando Morando se iguala a alguns jogadores de futebol que não se importam muito com a camisa do time, o importante é o seu nome  estampar as manchetes dos jornais o colocando sendo um craque insubstituível. Era assim na Alesp como deputado estadual, e é assim, a frente da prefeitura. Orlando fez fama como “papagaio de pirata” por buscar sempre um ombro tucano poderoso para reclinar sua cabeça e sair nas fotos ou reportagens na TV.

O tucano não se acostumou com o contraditório e por isso faz questão de manter os grandes jornais da região com polposos e generosos anúncios. Prefere pagar as contas de muitos deles ( e receber elogios forçados nas manchetes)  ao invés de convencê-los que  seu trabalho é de fato bom. Então somos obrigados a passar vergonha ao acompanhar de longe as coletivas dele fantasiado de gari; mestre de obras; operador de máquina retro-escavadeira; de quimono e tantas outras. Mas a principal fantasia que ele tem usado ultimamente é a de um homem democrático.

Quando estava em campanha a prefeito, Orlando Morando expulsou de sua coletiva de imprensa uma repórter do jornal ABCD Maior, alegando que a repórter fazia parte de uma mídia “que tinha lado”. Hoje a grande parte da imprensa tem lado, o dele, e ele não acha ruim. Ruim e danoso é só quando um jornal tem lado oposto ao dele. Mimado!

Recentemente trabalhou intensamente nos bastidores para colocar sua esposa, Carla Morando como candidata a deputada estadual. Na coletiva justificou que a candidatura da esposa não era um desejo seu, mas sim,  um pedido dos moradores de São Bernardo, de alguns vereadores da Câmara e de lideranças da cidade. Claro que não era! Orlando além de impor o nome de sua mulher, ainda quis cortar a candidatura de correligionários de cidades vizinhas, ameaçando vereadores, na qual ele tinha ajudado na campanha. Egocêntrico!

No Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, fez o que fez. Levou a todas as forças políticas da região a se voltar contra a entidade, devido o seu modo “o rei sou eu” de ser.

Mas toda esse egocentrismo não é capaz de apagar ou tirar o brilho de São Bernardo do Campo, uma cidade materna que já levou desenvolvimento para famílias de todo canto deste Brasil, em especial o nordeste. Parabéns, São Bernardo do Campo! Um lugar de gente humilde, tirando o prefeito, claro!

24 COMMENTS

  1. Sou de São Paulo-capital , mas dá vergonha ver um jornalista desconhecido, invejoso, egocêntrico e querendo aparecer sem necessidade ao invés de cumprir o papel de informar , além de fazer o leitor atento perder tempo.

    • Eu sou de sbc e funcionária pública realmente a reportagem e boa parabéns a matéria e ao repórter o prefeito e exatamente isso menospreza o funcionalismo principalmente a saúde e da valor as terceirização

  2. Matéria escrota, tendenciosa, que mostra que o jornalista pende para outro partido, contrário ao do prefeito. Egocêntrico é o jornalista que escreveu essa matéria, e a sua matéria ficou tão ruim, mas tão ruim, que de informação não tem nada, só ataques e mais ataques ao prefeito.
    Em nenhum momento vejo você falar da importância dos imigrantes italianos que foram a base dessa cidade, que construíram essa cidade, vai falar logo de quem ? Siiiim dos imigrantes nordestinos (nada contra os imigrantes nordestinos), os quais a importância é nula.
    Matéria mais que tendenciosa, ridícula

  3. Convenhamos que eleger a popularidade da esposa dele foi bem forçado !! Cidade em obra, e vc olha para o lado e vê morador crianças na rua dormindo nos pontos de ônibus triste … Já se foi o tempo que funcionário servia a população

  4. Inútil esse comentário. O povo não é bobo e papel é papel. ACEITA TUDO. Pobres petralhas! A inveja corroe as suas mentes.

  5. Aposto que quem escreveu essa materia e Petista!! Pois só sendo do PT para ser tão ignorante dessa forma. O prefeito de Sao Bernardo do Campo está realizando grandes obras que o prefeito anterior deveria ter feito e não o fez, pois estava preocupado em roubar a população junto com seus companheiros Petistas.

  6. Post sem dúvida escrito por alguem ligado ao PT, kkkkk Orlando não é nada demais, mas tem trabalhado pela cidade. “Jornalistas” de partidos deveríam ser caçados….

  7. Essa criatura asfaltou, sem necessidade, só bairros onde ele mantém imóveis. Os que realmente necessitam, não houve nenhum tipo de atitude. É só remendo que solta pedra durante o ano inteiro. Não há como elogiar um grande canalha.

  8. Excelente e verdadeira reportagem. Gostaria que provassem ao contrário. Até a loja da Carla não prepara como se deve um chocolate e vende produtos com areia, ou seja, marshmelow velho., parecendo areia. Affff.

  9. Por onde o PSDB passa, ocorre o efeito “terra arrasada”. Uma lástima São Bernardo do Campo ter caído nas mãos deste partido golpista e entreguista. O estado de SP está sob sua “sola” a 24 anos, é necessário comentar mais alguma coisa!?

  10. Tudo a mais pura verdade!
    Esses que dizem que o jornalista e petista,na verdade são comissionados do prefeito Orlando, as obras são inauguradas sem ter o que é necessário pra poder funcionar,o ex prefeito foi obrigado pela justiça à parar ás obras,pois ás empreiteiras estavam sendo investigadas pela lava jato,agora o prefeito Orlando diz que retomou as obras,mas só faz propaganda e na maioria das obras são financiadas pelo governo estadual e federal,e foram concebidas na gestão anterior,ele terminar as obras,não faz mais que obrigação!
    Tem mais,nasci em São Bernardo, tenho 45 anos,e nunca tinha ouvido falar da esposa do prefeito Orlando Morando, agora ele vêm dizer que isso foi um pedido da população,faz um pouco mais de 1 mês que descobri que ela existe, e olha que sou funcionário publico e trabalho no paço.

  11. Aos que estão xingado o jornalista de esquerda, mortadela, petralha são tudo comissionados do Orlando Morando no Ombro mimadinho da mamãe, bilu, bilu… aceitem que doí menos, independente do partido o Orlando é mimado sim, seu vendidos!

  12. Samuel, parabéns pelo texto! Só li verdades!
    E não liga pra essa galera estranha… opinião é que nem c*. Tem gente que da demais! =P

  13. Tadinho, o prefeito mimadinho chamou a trupe de comissionados dele para denegrir o jornalista que corajosamente o expos com maestria

Comments are closed.