Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

0

Cerca de 200 pessoas participaram de passeios monitorados pelo Semasa na maior Unidade de Conservação de Santo André

Cuidar do nosso planeta é fundamental para garantir um futuro mais sustentável e saudável para as próximas gerações. Com esse foco, e visando sensibilizar a população para a importância do contato com a natureza, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove trilhas monitoradas no Parque do Pedroso, a maior Unidade de Conservação de Santo André.

A atividade proporciona um passeio em meio a um remanescente de Mata Atlântica, percorrendo o caminho originalmente utilizado para acessar a segunda torre do antigo teleférico, instalado na década de 1980. Durante a atividade, os participantes podem observar a diversidade vegetal e os animais silvestres típicos desse bioma. Neste ano, cerca de 200 pessoas já percorreram a trilha, que possui 825 metros de extensão, com um nível de dificuldade moderado.

Além de contribuir para incentivar o cuidado com o meio ambiente, essa atividade oferece uma excelente oportunidade para desconectar-se do ambiente urbano, geralmente cercado por concreto, e proporcionar conexão com a natureza. 

A atividade também permite a prática de exercícios, melhorando a saúde cardiovascular, trazendo bem-estar e reduzindo o estresse. Durante o percurso, os agentes ambientais e educadores da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa apresentam os principais pontos e características da trilha.

Entidades, empresas ou escolas interessadas em participar, devem entrar em contato diretamente com a equipe de educação ambiental, pelo telefone 4433-9050. A idade mínima é de 15 anos, sendo que menores de idade precisam estar acompanhados por um responsável.

As trilhas com participação livre do público ocorrem de forma esporádica ao longo do ano. Interessados podem acompanhar a agenda de educação ambiental da autarquia pelas redes sociais ou no site www.semasa.sp.gov.br/educambiental.

É necessário utilizar calçados fechados e confortáveis, como tênis, assim como usar calças compridas. Em dias ensolarados, recomenda-se o uso de boné e filtro solar. Em caso de chuva, a atividade é reagendada.

O Parque Natural do Pedroso está localizado na Estrada do Pedroso, altura do número 3.000 (Parque Miami). Ele funciona todos os dias, das 7h às 17h.