spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Santo André realiza Dia D da vacinação contra gripe neste sábado

A Prefeitura de Santo André promoverá neste sábado (29) o Dia D da vacinação contra a gripe. A imunização é voltada para crianças de seis meses a seis anos de idade, gestantes e mães de recém-nascidos (puérperas), povos indígenas e trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas.

“A vacina contra a Influenza salva vidas e evita agravar quadros respiratórios que podem levar a complicações. Por isso, é momento de proteger a nossa gente. É importante se vacinar, esta é a única arma para vencer síndromes gripais e respiratórias e preservar vidas”, comentou o prefeito Paulo Serra.

A vacinação ocorrerá das 8h às 17h, em formato drive-thru, no estacionamento do Paço Municipal, localizado na Praça IV Centenário. A imunização também estará disponível, no mesmo horário, em sete unidades de saúde: USF Moyses Fucs, USF Vila Guiomar, Centro de Saúde Escola, USF Cidade São Jorge, USF Vila Luzita, USF Parque Miami e USF Jardim Alvorada. Ao procurar o ponto de vacinação, é importante levar a carteira de vacinação para o registro.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). São priorizados grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A definição é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

Para as pessoas que não fazem parte do grupo prioritário, a orientação é que sejam adotadas medidas simples de prevenção para evitar a doença, como higiene do ambiente, etiqueta respiratória (como cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir), lavagem das mãos com água e sabão e uso do álcool em gel. Tais ações podem prevenir não só a gripe, como outras doenças, como a Covid-19.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe tem previsão de ser encerrada em 9 de julho. Até o momento, 73.777 pessoas do público-alvo foram vacinadas em Santo André.

Covid-19 – O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a Influenza conjuntamente. A pasta orienta que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19. Especialistas recomendam um intervalo de pelo menos 14 dias entre a imunização contra coronavírus e a vacina contra a gripe.

A proteção contra o vírus da Influenza é muito importante para evitar complicações mais graves da gripe, principalmente neste momento em que se aproxima o período de inverno.

Unidades de saúde que abrirão neste sábado:

USF Moyses Fucs – Rua Alexandreta, 180 – Jaridm Santo Antônio

USF Vila Guiomar – Rua Silveiras, 73 – Vila Guiomar

Centro de Saúde Escola – Rua Irlanda, 700 – Parque Capuava

USF Cidade São Jorge – Avenida São Paulo, 800 – Cidade São Jorge

USF Vila Luzita – Avenida Dom Pedro I, 4197 – Vila Luzita

Policlínica Parque Miami – Estrada do Pedroso, 5151 – Parque Miami

USF Jardim Alvorada – Rua Dr. Almenor Jardim Silveira, s/nº – Jardim Alvorada

Popular Articles