spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Santo André anuncia obras para combater enchentes na Vila América e Vila Pires

Cidade lançou nesta quinta-feira a Operação Chuvas de Verão 2023/2024; intervenções vão beneficiar também os bairros Cata Preta e Jardim Irene

A Prefeitura de Santo André anunciou nesta quinta-feira (16) um pacote de obras com o objetivo de combater enchentes nas regiões da Vila Pires, Vila América, Cata Preta e Jardim Irene. O anúncio ocorreu durante lançamento do Programa Operação Chuvas de Verão (POCV) 2023/2024.

“Queremos trazer soluções para esses pontos históricos que enfrentam problemas de alagamentos. Vamos iniciar este pacote de obras em locais muito castigados pelas chuvas. São intervenções muito importantes e impactantes, que vão beneficiar de maneira significativa a região, como os microrreservatórios da Vila Pires, o aumento da fluidez do piscinão da Vila América e a melhoria na drenagem na região da Avenida Maurício de Medeiros”, destacou o prefeito Paulo Serra.

A Vila Pires, que fica às margens do Córrego Guarará, vai ganhar sete microrreservatórios, localizados nas ruas Armida, Caiapós, Alida, Cajuru, Tucuruí, Icaraí e Santa Joana D’Arc. O volume total de capacidade de todos estes espaços somados será de 5.329,46 metros cúbicos. 

A estação elevatória de águas pluviais da Vila América (que é conhecida como piscinão da Vila América), passará por melhorias com troca de tubulação de recalque e substituição das bombas atuais por equipamentos submersíveis, aumentando em quatro vezes a vazão da água, com alteamento de 1,2 metro do muro de estanque periférico.

Os moradores dos bairros Cata Preta e Jardim Irene serão beneficiados por uma grande transformação viária e de drenagem prevista para a região da Avenida Maurício de Medeiros, beneficiando também a Vila América. Está prevista a canalização de um trecho de 940 metros do Córrego Maurício de Medeiros, que posteriormente segue pela Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo. Também serão canalizados 207 metros do Córrego André Magini. A perspectiva é que o local passe por uma transformação similar ao que ocorreu no Complexo Viário Cassaquera e há muitos anos na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo. 

O investimento total nas obras anunciadas nesta quinta-feira é de US$ 33 milhões, com recursos da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). A previsão é que as intervenções tenham início entre o final do primeiro trimestre e início do segundo trimestre de 2024, com prazo de execução de 18 meses. 

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles