spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Programa Moeda Verde distribui mais de 88 toneladas de alimentos em 2023

Participantes também destinaram 444 toneladas de resíduos para a reciclagem

Santo André, 23 de janeiro de 2024 – O Moeda Verde, programa andreense realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, por meio do Banco de Alimentos, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue alcançando resultados importantes e que servem de inspiração para outros municípios que buscam um futuro mais sustentável. A iniciativa fechou o ano de 2023 distribuindo mais de 88 toneladas de legumes, frutas e hortaliças entregues para quem mais precisa.

Em resposta aos desafios enfrentados por comunidades carentes, os moradores trocam 5 quilos de recicláveis por 1 quilo de alimentos frescos, evitando o descarte inadequado e ganhando mais segurança alimentar. No ano passado, 444 toneladas de resíduos foram destinadas à reciclagem por meio do programa.

Além de sensibilizar os cidadãos sobre a prática do descarte correto de resíduos e a preservação do meio ambiente, o Moeda Verde estabelece uma rede local de solidariedade e sustentabilidade, gerando renda e emprego nas cooperativas de reciclagem. A iniciativa também já serviu de inspiração para cinco municípios implantarem ação inspirada no programa.

Em 2023, o Moeda Verde foi expandido para três comunidades: Núcleos Apucarana e Amoritas e o Condomínio Novo Pinheirinho, totalizando 26 locais beneficiados. Além disso, atingiu 1.351 toneladas de resíduos coletadas e 270 toneladas de alimentos distribuídas desde sua implementação, em novembro de 2017.

Com o objetivo de ampliar a reciclagem e reduzir os resíduos destinados ao Aterro Sanitário Municipal, a Prefeitura de Santo André e o Semasa têm como meta levar o programa a 30 comunidades até o fim deste ano, integrando essa prática ao cotidiano dos locais mais vulneráveis.

Além das trocas regulares de recicláveis por alimentos, a iniciativa inclui a troca de óleo de cozinha usado por barras de sabão ecológico. Em algumas comunidades também ocorre, junto ao Moeda Verde, o programa Moeda Pet, iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente que recebe garrafas PET para entregar ração para cães e gatos.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles