Primeira edição do Domingo Animal é sucesso em Santo André e reúne mais de 300 participantes

0

Ação contou com diversas ações focadas na responsabilidade e cuidados com os pets

Neste domingo (26), o Parque Central recebeu a primeira edição do Domingo Animal, iniciativa que reforça o cuidado e carinho os pets. A ação, idealizada pelo Departamento de Bem Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, teve a participação de mais de 300 pessoas acompanhadas de seus bichinhos de estimação. 

O evento contou com diversas atividades, incluindo cerca de 220 cadastros para o RGA (Registro Geral do Animal) e 130 para o Programa de Esterilização Cirúrgica, 160 atendimentos clínicos veterinários, além de outras atrações, como entrega de brindes, Bre-shoppping animal, Campanha de Agasalho Pet e a participação do Departamento de Vigilância à Saúde. 

Moradora do Jardim Las Vegas, Dedilene Barbosa de Barros elogiou a iniciativa e trouxe sua gatinha Cristal, de 4 anos, para participar. “O domingo ficou mais produtivo. Muito bom para os moradores que têm acesso a todos esses serviços”. 

“As ações de Educação no que se refere ao Bem Estar Animal são  fundamentais para combater os maus tratos, abandono, e promover verdadeiramente o bem estar e saúde dos animais. Nesse contexto, o Domingo Animal vem como protagonista, destacando aos andreenses a importância dessa temática para nossa cidade”, destacou Fabiana Pera Moretti, diretora do Programa de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Santo André. 

Quem passou pelo local teve à disposição serviços como o cadastro para o RGA, documento que confere ao proprietário a responsabilidade legal por eventual abandono ou maus tratos, além de ser um número de identificação que facilita a localização dos tutores no caso de animais perdidos, por exemplo. Além disso, os visitantes tiveram acesso à Cartilha de Posse Responsável, um guia orientativo sobre como cuidar do pet de forma responsável. 

O casal Ágata e Rogério, do Jardim Stella, aproveitou para fazer o cadastro do cãozinho Pulminha, de 10 anos. “Ações como essa fazem a diferença para quem tem amor pelos animais”, pontuou Ágata.

A atividade deste domingo também possibilitou a inscrição de animais no programa da Prefeitura de cadastro para a castração dos animais, de forma gratuita. 

Morador da Vila Aquilino, Cícero Soares da Silva elogiou a oferta de atendimentos clínicos básicos de baixa complexidade aos cães e gatos da cidade, como anamnese e exame clínico geral. “Trouxemos a nossa Mel para fazer o cadastro da castração e ainda passou por consulta. Este é mais um serviço que aproveitamos da Prefeitura, porque com 45 dias de vida adotamos a Mel em uma feira de adoção aqui mesmo no Parque Central”, lembrou. 

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os visitantes do Parque e estimular a solidariedade, o evento contou ainda com a Campanha do Agasalho Pet que arrecadou roupas, utensílios, ração e demais produtos para os animais domésticos. 

Importante destacar que quem não pôde comparecer neste domingo pode colaborar com a Campanha do Agasalho Pet depositando doações nas caixas posicionadas nos Parques Celso Daniel, Ipiranguinha, Regional da Criança, Norio Arimura, Pignatari e nos parceiros do programa Moeda Pet: Farmabichos Farmácia de Manipulação Veterinária e Hospital Veterinário Dr. Vet.