Após quase dois anos operando em contrato emergencial, Santo André abre licitação para subconcessão do Terminal da Vila Luzita

0

Empresa vencedora será obrigada a fazer investimentos no sistema

Após 20 meses operando em contrato emergencial, com a falência da Expresso Guarará, a SATrans, autarquia municipal que gerencia o transporte coletivo em Santo André, disponibilizou nesta segunda-feira (11) o edital para a subconcessão do sistema que atenderá a região da Vila Luzita.

Atualmente a empresa que opera em contrato emergencial é a Suzantur, alvo de críticas do atual prefeito, Paulo Serra (PSDB), na época da campanha. Em entrevista a Radio ABC em 2016, Paulo Serra afirmou que faria o edital no primeiro dia de governo.

“Sim, nós vamos abrir a concorrência [licitação] no primeiro dia de governo”, 

O edital prevê a completa modernização de três estações (Estádio, Miguel Couto e Dom Pedro I) e a construção das novas paradas Xavantes e Guarará, esta última em substituição à estação Rua do Amaro, que será demolida. A vencedora da concorrência terá ainda que recuperar o pavimento do corredor e realizar a fresagem e recapeamento das faixas da avenida destinadas aos carros e bicicletas. Além disso, a empresa vai adquirir, implantar e realizar manutenção de 40 abrigos em pontos de parada.

Exigências

No edital também está previsto que todos os ônibus serão equipados com wi-fi, câmeras digitais de monitoramento, porta USB para carregamento de celular nos assentos e tecnologia de GPS, dotados de sistema de informação digital para acompanhamento das linhas disponíveis com horário previsto de chegada.

O prefeito Paulo Serra reforça que a população ganhará um serviço com muito mais qualidade.

“Fizemos um trabalho complexo e detalhado para que tudo pudesse ser encaixado neste edital dentro de uma viabilidade econômica para a cidade. Damos mais um importante passo para a melhoria que queremos implementar no sistema de transporte público em Santo André, proporcionando um serviço eficiente e que atenda os usuários com dignidade, respeito e conforto”, afirmou.