Planejamento do programa ‘Santo André 500 Anos’ reúne secretariado nesta segunda e terça de Carnaval

0
Foto: Helber Aggio

O prefeito Paulo Serra reuniu, na tarde desta segunda-feira (15), todo o secretariado para um reunião de planejamento e imersão com o intuito de definir metas, planejar ações e elaborar projetos de diversas secretarias em sintonia com o orçamento municipal e com as prioridades para cada setor.

“Temos mais de 200 projetos com potencial para virarem programas que trazem transformação para as famílias de Santo André, com políticas públicas de qualidade, e mantêm a cidade neste plano de desenvolvimento socioeconômico que já trouxe expressivo aporte de investimentos e nos possibilitou tirar obras do papel e solucionar problemas históricos”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Entre os desafios da gestão, estão os planos para recuperar a Educação da cidade, bastante afetada pela pandemia da Covid-19 ao longo de 2020, associado também à necessidade de ampliar as oportunidades de emprego, para geração de renda e fomento econômico.

Como estratégia, a intensificação de oferta de cursos de capacitação profissional do programa ‘Escola de Ouro Andreense’, coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra.

A reunião de imersão, que ocorreu ao longo da tarde desta segunda-feira (15) e se encerrou às 19h, terá continuidade nesta terça-feira (16), em igual período. O encontro contou com a apresentação de projetos, planos e ideias das secretarias para o escalonamento de ações que contemplam o programa ‘Santo André 500 Anos’.

“As adequações orçamentárias e a busca por novos investimentos corroboram a efetividade do nosso programa de governo, que vai ao encontro dos resultados que obtivemos ao longo dos últimos quatro anos e nos prepara para elevar o ritmo de desenvolvimento para que Santo André continue a ser uma cidade inteligente, com políticas públicas inovadoras, que usa a tecnologia a favor do progresso e da transformação social”, enfatizou o chefe do Executivo.

O programa “Santo André 500 Anos” tem como objetivo principal desenvolver um plano estratégico de longo prazo para a cidade de Santo André, que contemple diretrizes, objetivos, metas e ações estratégicas até 2053. Esses devem ser alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas.

O plano estratégico está organizado em quatro eixos principais que também orientam as diretrizes deste programa de governo: Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Urbano e Ambiental, Desenvolvimento Econômico e Gestão e Inovação.