spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Paranapiacaba ganha nova maquete de ferreomodelismo

Trens em miniatura circulam por réplica detalhada da parte baixa da vila inglesa

O ferreomodelismo está de volta a Paranapiacaba. A antiga maquete com trens em miniatura, que foi ampliada e modernizada, levou 13 meses para ser reconstruída pelo Ferreoclube do ABC e Memória Ferroviária. A nova réplica da parte baixa da Vila passou por várias etapas antes da entrega oficial, realizada neste sábado (17).

“Esse é o resultado de um trabalho voluntário maravilhoso do Ferreoclube do ABC. É uma mescla de história, de cultura e de alegria para as crianças e turistas. Tínhamos uma grande demanda para promover atividades ao público infantil e agora vocês coroam com essa arte, que se juntará em breve com a reinauguração do Cine Lyra. Esse será mais um equipamento que contemplará a visita de famílias até a Vila”, relatou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Durante o Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP) de 2023, realizado em julho, a nova maquete estava em obras e os visitantes puderam conferir apenas a base e alguns itens da decoração.

Com recursos viabilizados pela MRS Logística, por meio de apoio cultural, os idealizadores do projeto utilizaram madeira do tipo compensado naval, trilhos de níquel, gesso e vegetação artificial para reconstruir a maquete, tendo como base os imóveis e pontos turísticos de Paranapiacaba.

Na prática, o ferreomodelismo em Paranapiacaba existe desde 2006, quando o Ferreoclube do ABC e Memória Ferroviária realizou alguns eventos nacionais na Vila, o que ocorreu até 2014. Somente a partir de 2019 a maquete modular foi montada permanentemente para a visitação pública, o que acontece até os dias atuais.

“Por ser uma vila ferroviária, tem tudo a ver com o hobby. Por isso nosso projeto contempla uma maquete temática da Vila, onde reproduzimos os principais pontos turísticos. Existem outras réplicas por aí afora, mas o conjunto todo de Paranapiacaba, inclusive a passarela, só na nossa maquete”, destaca o presidente do Ferreoclube do ABC e Memória Ferroviária, Carlos Eduardo Stabelin.

Entre 2019 e 2022, levando-se em consideração o fechamento da Vila no período da pandemia de Covid-19, a média de visitação na maquete foi de mil pessoas por mês. Em 2023, o espaço praticamente ficou fechado para reforma durante todo o ano. Mesmo assim, o local recebeu 5.634 visitações no FIP e mais de mil turistas durante a Convenção de Bruxas e Magos.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles