Meio Ambiente de Santo André adquire veículo para ações da causa animal

0

Minivan vai auxiliar no transporte de animais, materiais e insumos do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal

A Secretaria de Meio Ambiente de Santo André obteve um veículo Chevrolet Spin modelo 2022, para uso do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. Trata-se de uma minivan adquirida através de emenda parlamentar da deputada federal Joyce Hasselman (PSDB-SP), no valor de R$ 150 mil. 

O veículo versão cinco lugares, na cor branca, custou R$ 125,5 mil. É ideal para viagens porque possui um amplo porta-malas que suporta mais de meia tonelada. Será utilizado no atendimento de animais domésticos e silvestres, em vistorias, no transporte de materiais e insumos, e durante as edições do Moeda Pet, programa mensal que troca um quilo de garrafas PET por um quilo de ração para cães e gatos.

A entrega oficial foi feita pelo prefeito Paulo Serra durante o Festival de Inverno de Paranapiacaba, realizado no último final de semana.

“Faz parte de um plano de estruturação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. Importante para resgatar os animais silvestres e fiscalizar eventuais maus-tratos dos animais domésticos”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Somente neste ano foram realizadas 238 vistorias pela fiscalização. Entre 2019 e 2021 o total foi de 383 vistorias.

Em geral, as demandas são provenientes de denúncias de maus-tratos, trabalho este realizado em parceria com a Delegacia de Meio Ambiente (Dicma) e a Gerência de Controle de Zoonoses, que em 2022 já gerou cinco ações conjuntas. Também há casos de conflitos entre vizinhos por causa de barulho causado pelos pets.

Somente nos seis primeiros meses deste ano, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal resgatou 126 animais silvestres. Os animais feridos são encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê (Cras PET), em São Paulo. Já os animais saudáveis, acuados ou em local de risco, são remanejados à área verde mais próxima. Em três anos de atuação, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal contabilizou 768 atendimentos.