Legislativo lança campanha “Adote uma Caneca no Trabalho

0

Iniciativa é educativa e visa conscientizar colaboradores sobre o risco ambiental do uso excessivo de descartáveis

O presidente da Câmara de Santo André, Almir Cicote (PSB), lançou nesta segunda-feira (12), campanha educativa para reduzir o consumo de copos descartáveis na Casa.

Intitulada “Adote Uma Caneca no Trabalho”, a ação conscientiza os colaboradores e frequentadores do Legislativo a adotar boas práticas e evitar o uso de copos plásticos em excesso.

Para tanto, a presidência da Casa distribuiu canecas personalizadas com o tema da campanha aos 328 funcionários. Em cada caneca, uma tag alertando sobre o impacto do acúmulo de lixo ao planeta e à vida das pessoas. Os utensílios foram doados, sem gerar, portanto, gastos aos cofres públicos.

“A decomposição deste material pode levar até 450 anos. Portanto, pensar no amanhã é agir hoje. Queremos uma Câmara Sustentável, que tenha como premissa a coibição ao desperdício, o uso consciente de recursos naturais e uma gestão séria e comprometida com sustentabilidade”, defendeu Cicote.

Um levantamento do Departamento Financeiro do Legislativo andreense aponta que, apenas em 2016, foram usados cerca de 285 mil copos descartáveis, ao custo de R$ 9.600,00. A expectativa é reduzir o consumo em 25, a partir da adesão dos parlamentares e colaboradores da Casa.

“Tivemos boa receptividade dos funcionários e vereadores ao projeto. O engajamento de todos é fundamental para avançarmos na consolidação de um Legislativo cada vez mais alinhado às questões ambientais e à modernização de todos os processos”, reforçou o presidente,

Para Cicote, a construção de uma cidade mais limpa só é possível a partir de uma mudança de cultura. “Ações como essa geram retorno e as pessoas passam a aplicar boas práticas em casa e compartilham desta mudança também com seus familiares e amigos”, destacou