Dr. Marcos Pinchiari solicita a criação do Cão Terapia em Santo André

0

O vereador Dr. Marcos Pinchiari (PTB) protocolou durante Sessão Ordinária, um Projeto de Lei que dispõe da criação da “Cão Terapia” ou “Pet Terapia” que visa proporcionar aos pacientes e crianças uma experiência que difere da austeridade do ambiente hospitalar, já que a presença de animal domesticado no hospital ameniza o ambiente e favorece as relações e a comunicação entre as pessoas, inclusive entre os profissionais de saúde.

Segundo o vereador: “A utilização de animais em ambientes hospitalares ocorre com freqüência em hospitais nos Estados Unidos há várias década, mas no Brasil o método foi introduzido somente no ano de 1997”, explicou.
“A Cão Terapia ou Pet Terapia não promete a cura de doenças, mas promove benefícios físicos e mentais, tais como melhoria da capacidade motora, do sistema imunológico, dos sintomas da depressão; diminui a ansiedade e a pressão sanguínea, aumentam a sociabilidade e sentimento de auto-estima”, apontou o parlamentar.

A utilização de animais em ambientes hospitalares ocorre com freqüência em hospitais nos Estados Unidos há várias décadas. No Brasil, o método foi introduzido no ano de 1997 pela veterinária e psicóloga Dra. Hannelore Zucks e é chamado de zooterapia ou terapia assistida por animais. É utilizado principalmente com crianças, idosos e doentes mentais.