Conheça Denardo Cadeirante, pré-candidato a vereador de Santo André

Ronaldo Denardo Pinto da Silva (DENARDO CADEIRANTE), nascido em Santo André (Hospital Pró-Matre) em 25/06/1975, é andreense, filho de andreense e neto de andreense da Vila Humaitá. Na base fez Senai (eletricista de manutenção) pela Firestone e o ensino médio técnico em eletrônica pelo Pentágono; hoje é jornalista e formado / graduado em gestão pública.

Em 1997 sofreu um acidente automobilístico voltando da Festa do Peão de Barretos, onde fraturou a 5ª e a 6ª vértebra da coluna cervical, lhe causando uma lesão medular. Com isso, hoje sofre sequelas desse acidente, perdeu parte dos movimentos e sensibilidades do corpo, mas com os tratamentos e terapias retomou alguns deles e assim consegue mexer os braços e tem algum equilíbrio de tronco, mas ainda não anda e depende da cadeira de rodas para se locomover. Em 2000 participou de um protocolo de células-tronco no hospital das clínicas de SP, com propósito de colaborar com as pesquisas para a cura da lesão medular, onde conheceu a então hoje senadora da república e também tetraplégica, Mara Gabrilli que também participava do experimento, e ali se tornaram grandes amigos, amizade esta, consolidada até os dias de hoje.

Denardo trabalhou por oito anos na televisão, como cronista, repórter e apresentador, passou por grandes emissoras, como: Canal NET, Rede Mulher, Tv LBV e TvMais ABC e Rede Record, onde conheceu seu outro grande amigo, Dudu Braga que é cego e filho do rei Roberto Carlos. Foi voluntário na ONG AVAPE, onde se dedicou por dez anos exercendo diversos tipos de trabalhos em benefício das pessoas com deficiência. Ex-colunista da Revista Sentidos, tem dois livros publicados como autor e escritor, o Andando Sem Poder Andar e o Latitude de Klare. Teve uma produtora de vídeos onde foi o administrador, roteirista, locutor e diretor de imagens e fotografia. É palestrante profissional (motivacional, de segurança do trabalho e inclusão social) há 15 anos, com este trabalho de informação, instrução e conscientização, percorreu o Brasil de norte à sul atendendo órgãos públicos e privados, instituições de ensino e empresas em geral.

Em meados de 2016 ingressou na política com o ideal de usar a ferramenta pública em prol da sociedade e das pessoas com deficiência. No início de 2017 assumiu o cargo de assessor de gabinete na secretaria de governo da Prefeitura de Santo André na gestão Paulo Serra, onde resolveu diversos problemas de interesse público, articulou alianças políticas propositivas, promoveu campanhas sociais e organizou diversos eventos comemorativos. Também foi membro do conselho municipal da pessoa com deficiência.

Denardo é praticante de cidadania, dedica sua vivência de cadeirante e toda a experiência que teve ao longo destes anos com as pessoas com deficiência, ao terceiro setor, aos seus projetos sociais e a contribuição para melhorar a qualidade de vida das pessoas de forma geral.

Hoje comanda o programa Saiba Mais da Tv MAIS, um programa sobre diversidade, que vai ao ar todas as segundas-feiras às 20h30 (pelo 27 ou 527 para assinantes da NET, ou pela página oficial TvMais ABC livre para o mundo todo), e Denardo se declara pré-candidato à vereador em Santo André com propostas inovadoras e um projeto sólido para melhorias da cidade, em benefício dos cidadãos andreenses e das pessoas com deficiência.