Melhorias no espaço, onde são realizados exames de imagem, fazem parte do programa Qualisaúde
O Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão (CHM) ganhou nesta sexta-feira (22) um Centro de Diagnóstico com tomografo, que poderá realizar exames de imagem de maneira mais rápida e precisa. A reforma, que faz parte do programa Qualisaúde, possibilitou o aumento do número de salas de ultrassonografia, que passaram de duas para quatro. O antigo tomógrafo foi substituído por um moderno equipamento que faz imagens 3D e foram revitalizadas as salas de raio-x, de ressonância e do espaço onde são realizados os exames de ecocardiograma adulto, ecocardiograma infantil e doppler vascular.
Outra novidade foi a criação de um novo acesso na travessa Nilo, via paralela ao hospital. Dentro do projeto ainda foram criadas uma recepção e uma sala de exames separadas, com novas placas informativas. A modernização do local representou custo zero para a administração municipal, pois o investimento está contemplado no contrato vigente com a empresa Ghelfond, prestadora responsável pelos exames de imagem.
“A instalação de um tomógrafo como esse permite melhor visualização do comprometimento do paciente, de forma menos invasiva e isso pode ajudar até a evitar uma cirurgia para um caso que poderia ser solucionado de outra forma”, explica a diretora do CHM, Maria Odila Douglas.
No espaço serão atendidos pacientes em ordem cronológica, agendados pela Regulação Ambulatorial, e pacientes internados no complexo hospitalar, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A entrega do resultado do exame será feita na recepção do Centro de Diagnóstico.
Exames laboratoriais – Na área de diagnóstico, outra readequação importante foi na realização de exames laboratoriais. O antigo posto para coleta funcionava de forma centralizada no prédio da rua Primeiro de Maio. No ano passado, todas as unidades básicas de saúde passaram a realizar as coletas de segunda a quinta-feira, o que aproximou o serviço do local de residência do munícipe.
Até o final de junho serão realizados três mutirões dentro do programa Saúde Fila Zero, onde cerca de 90 mil solicitações de exames serão atendidas. A partir de julho, esse tipo de coleta também acontecerá às sextas-feiras, nas unidades de saúde