A 3ª edição do projeto “Skatescola, Superando Obstáculos” teve início no mês de abril e ainda há vagas em Rio Grande da Serra

Serão atendidas 4 turmas de 20 alunos, sendo 2 turmas formadas por alunos entre 8 e 12 anos e 2 turmas para alunos entre 13 e 17 anos. Além da obrigatoriedade de estar em escola pública e ter entre 8 e 17 anos, é preciso que os pais ou responsável assinem uma autorização para admissão no projeto.
As aulas acontecem as terças e quintas-feiras, nos seguintes horários:
Turma 1: das 8h50 às 10h20;
Turma 2: das 10h30 às 12h;
Turma 3: das 13h30 às 15h;
Turma 4: das 15h10 às 16h40.
Sobre o projeto
“Skatescola, Superando Obstáculos” é um projeto realizado pela Associação Aprisco de Rio Grande da Serra e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Unipar Indupa e apoio da Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra, que oferece aulas de skateboard pelo período de um ano, gratuitamente, a jovens de áreas carentes de Rio Grande da Serra.
Todos os equipamentos necessários – skate, itens de segurança e colete de identificação – são disponibilizados pelo projeto e os participantes recebem um kit lanche composto por uma barra de cereal e água após todas as aulas.
As aulas são ministradas pelos skatistas Vanderley Arame e Elber Bereta, dois professores com ampla experiência na modalidade, sendo que, nesta edição, a metodologia é fornecida pelo padrinho da pista, o hexacampeão mundial de skate Sandro Dias Mineirinho.
O projeto visa ensinar fundamentos básicos da modalidade olímpica – integrará o evento a partir de 2020 em Tóquio, Japão -, tanto de forma teórica quanto prática, mas não se restringindo apenas à atividade desportiva em si. São ensinadas questões transversais ao esporte, de fundamental importância para as crianças e adolescentes, como disciplina, respeito ao próximo, importância do cuidado com o espaço público e outros assuntos que envolvam cidadania. Além disso, os professores apresentam outras carreiras possíveis no skate, como a de cinegrafista e produtor esportivo.
Durante os 12 meses de duração, o projeto realizará dois campeonatos para os alunos e alguns convidados, para que possam colocar em prática o que aprenderam nas aulas, servindo de estímulo para que prossigam treinando. As datas ainda serão definidas.
Inscrições
Os interessados devem ir à Pista Municipal de Rio Grande da Serra, às terças ou quintas-feiras, retirar a ficha de inscrição e termo de responsabilidade, preenchê-los, anexar uma cópia do RG e entregar aos professores do projeto, que farão junto com o coordenador a triagem dos inscritos.
Se o interessado preencher os requisitos, ele será imediatamente admitido no projeto. A equipe do “Skatescola, superando obstáculos – 3ª edição” confirmará se o aluno está devidamente matriculado na escola em que ele declarar. Caso não esteja ou caso abandone a escola no decorrer do projeto, sua vaga será cedida para candidatos inscritos na lista de suplência.
Pista Municipal de Skate Sandro Dias Mineirinho
Praça da Bíblia, s/n° – ao lado da estação de trem de Rio Grande da Serra
Vídeos do Projeto
FICHA TÉCNICA
Realização: Associação Aprisco de Rio Grande da Serra e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo.
Patrocínio: Unipar Indupa
Apoio: Prefeitura de Rio Grande da Serra, Carbono 60, Cult Cultura, Sandro Dias Camp e Ação Social Cristo Rei.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Leonardo Cássio: Coordenador Geral
11 9 8747-8893