Caminhada Outubro Rosa tem boa adesão do público e termina em clima de festa no Salão Nobre do Fundo Social

Nesta sexta-feira (25), aconteceu em Rio Grande da Serra a Caminhada em prol da Campanha Outubro Rosa. A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, realizada através de parceria entre o Fundo Social de Solidariedade, JORI e Projeto Vida Saudável (da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e Secretaria de Saúde).

Partindo da UBS Santa Tereza, os participantes da caminhada, que compareceram em bom número, seguiram até o Salão Nobre do Fundo Social, onde compartilharam de um café-da-manhã especial, e em seguida participaram de diversas atividades, com muita música, dança e animação.

Foram disponibilizados no local alguns exames, como dextro e teste rápido de HIV, além de aferição de pressão arterial.

A Enfermeira Débora Moreno realizou uma palestra com orientações sobre autoexame das mamas, e ressaltou a importância de adotá-lo como rotina, pois quando diagnosticado no início, as chances de cura para o câncer aumentam consideravelmente.

Outro destaque do evento foi o depoimento da moradora Selma, que há aproximadamente dois anos descobriu que estava com câncer de mama e, após muita perseverança, empenho nos tratamentos e colaboração da família, alcançou a cura para a doença.

“Quando tive o diagnóstico foi o pior dia da minha vida. O tratamento não é nada fácil. Ao chegar pela primeira vez no hospital para fazer quimioterapia, vi dezenas de pessoas sofrendo, muito abaladas física e emocionalmente. Mas nunca desisti, e contei com o apoio da minha família, que é muito importante. Família é fundamental nessa hora.”, relatou.