Ribeirão Pires inaugura sede do programa Melhor em Casa

Prefeitura fortalece serviço de atendimento domiciliar da rede municipal. Programa ganha novo veículo para assistir pacientes cadastrados.

 

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, entregou nesta segunda-feira, dia 15, a sede do programa federal Melhor em Casa, que leva atendimento e acompanhamento domiciliar a pacientes que não podem se locomover até unidades da rede municipal. Durante a cerimônia de inauguração do espaço, que contou com a presença do prefeito Adler Teixeira – Kiko, e do vice-prefeito Gabriel Roncon, também foi realizada a entrega de novo veículo (Chevrolet Spin) que será de uso exclusivo do Melhor em Casa.

“A humanização da saúde é o ponto de partida para as grandes transformações que podemos e estamos realizando na rede municipal de Ribeirão Pires. Agora, a equipe do Melhor em Casa conta com base de trabalho que garante melhores condições para o atendimento prestado aos moradores. Quem tem ou já teve um familiar ou pessoa próxima em situação em que não pode se locomover para fazer um tratamento ou acompanhamento em unidade de saúde sabe da grandiosidade deste trabalho. Estamos levando dignidade e carinho para a população”, afirmou o prefeito.

Localizada na Avenida Santo André, 7, no Centro Alto, a sede abrigará equipe especializada formada por duas médicas, enfermeira, fisioterapeuta, além de profissionais que cuidam da parte administrativa. Por meio do programa federal, que repassa mensalmente ao município R$ 50 mil, a Prefeitura realiza atendimento e acompanhamento de internações domiciliares.

Há, atualmente, 130 pacientes da rede municipal de saúde cadastrados no programa. A formalização do Melhor em Casa em Ribeirão Pires foi efetivada pela Prefeitura no início de 2017, com a apresentação de projeto ao Ministério da Saúde e adesão ao programa federal.

Para receber este atendimento, o paciente deve apresentar laudo médico solicitando a inclusão no Melhor em Casa. A equipe multidisciplinar do programa realiza visita ao paciente para avaliação do caso e iniciar os cuidados necessários, estabelecidos de acordo com a condição de cada quadro