Ribeirão Pires foi sede da Volta Ciclística do Grande ABC neste domingo (12)

0


Após 12 anos, cidade voltou a ser o palco desse tradicional evento que, nesta 22º edição, contou com mais de 400 ciclistas

Ribeirão Pires sediou a 22º Volta Ciclística Internacional do Grande ABC neste domingo, dia 12. O popular evento foi promovido no Complexo Ayrton Senna, que recebeu uma estrutura profissional de onde foi dada a largada para as categorias Elite, Sub 23 e Open Master percorrerem os mais de 60 km por entre os diferentes municípios da região. As demais categorias disputaram unicamente no circuito fechado da Avenida Valdírio Prisco. Ao todo, 410 ciclistas estiveram presentes e as melhores posições conquistaram pontos para o ranking estadual e nacional.

A estrutura montada no Complexo Ayrton Senna foi composta por um pódio para os vencedores, palco, além de disponibilizar espaços para as equipes montarem suas tendas, organizarem equipamentos e para realização de eventuais reparos.

“Disputar esta prova aqui em Ribeirão Pires foi bom demais. Esse incentivo é muito bom e extremamente importante para a categoria”, comentou o ciclista Ribeirãopirense, da equipe Click Bike, Anderson Veloso. “Quando eu soube que a cidade iria sediar esta edição foi uma emoção muito grande, principalmente para nós deste meio”, concluiu.

O evento recepcionou atletas de diferentes regiões do Brasil, como ciclistas de Juiz de Fora, Santos, Curitiba, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Guarujá, Campinas, Sorocaba, entre outros. “Esta estrutura está de parabéns, assim como a segurança e este circuito que foi montado. Ele é curto e muito rápido, portanto exige muito preparo de todos nós ciclistas”, comentou Luciene Ferreira, ciclista de Pindamonhangaba que competiu no evento.

O atleta vencedor da categoria principal, Maike Rene, detalha como se sentiu gratificado com a vitória. “Essa é uma prova de altíssimo nível que reúne os melhores ciclistas do Brasil. Por isso, a conquista de hoje é muito importante para mim, sem deixar de agradecer todo o trabalho da minha equipe, é claro”.

A Volta Ciclística Internacional do Grande ABC foi realizada pela Federação Paulista de Ciclismo com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo (SEJEL); e das Secretarias de Educação, Zeladoria e Manutenção Urbana, Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil e com o suporte de outras prefeituras do Grande ABC.

Ainda com foco no ciclismo, a Estância desenvolve várias atividades que difundem a prática em todo o município, e fomentam o turismo. A cidade dispõe de uma ciclofaixa, aberta todos os domingos e feriados, no trecho da Avenida Valdírio Prisco, e também do Circuito Itinerante de Mobilidade (CIMOB), que propaga a educação no trânsito para as crianças do município. E em breve, Ribeirão Pires terá o primeiro Bike Park gratuito da Grande São Paulo, que será situado no recém inaugurado Parque Municipal Luiz Carlos Grecco.