Ribeirão Pires abre agendamento para vacinação antirrábica

0

Esquema de imunização permanece igual ao ano passado. Munícipes deverão ligar no CCZ e agendar aplicação

A Prefeitura de Ribeirão Pires, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mantém para 2022 a vacinação antirrábica para cães e gatos com agendamento. Nesta terça-feira, dia 11, foram abertas as marcações para o mês de janeiro. Os donos dos animais deverão ligar no Centro de Controle de Zoonoses, através do telefone: 4824-3748 e agendar data e horário. Ao todo, são nove datas disponíveis, até o dia 31. A imunização é gratuita e acontece na sede do CCZ (Rua Catarina Rios Giachello, 185, Jd Boa Sorte). As doses são limitadas.

Devido a crise sanitária causada pelo novo coronavírus, o Governo do Estado de São Paulo suspendeu as campanhas de vacinação antirrábica, mas garantiu o envio dos imunizantes. 

De acordo com Paulo Sérgio França, veterinário responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses da cidade, o atual esquema de imunização tem sido eficiente. “Desde o ano passado estamos realizando mês a mês a campanha de vacinação de forma organizada. A população também se adaptou a este novo formato e tem trazido seus respectivos animais. São mais de dois mil pets vacinados desde o início da pandemia e Ribeirão Pires uma das poucas cidades da região a fazer a manutenção da campanha”, destacou o veterinário     

Dados: Desde fevereiro de 2021, quando a cidade adotou o mesmo sistema de pré-agendamento, mais de dois mil animais foram imunizados.

Os últimos casos de raiva canina no Estado de São Paulo foram registrados em 1998. Após este período, as outras variantes identificadas referem-se a morcegos, que causam uma raiva paralítica, de menor potencial de disseminação.   

Serviço: Aplicação da Vacina Antirrábica – Gratuita

Período: De 12 a 31 de janeiro – Com horário marcado

Local: Centro de Controle e Zoonoses (Rua Catarina Rios Giachello, 185, Jd Boa Sorte)

Telefone: 4824-3748