spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Prefeitura de RP descumpre decreto e pode ter cometido crime contra patrimônio tombado

A Prefeitura de Ribeirão Pires descumpriu o decreto 6770/17, na qual se comprometia a preservar, através de tombamento, a Casa do Herbert Richers, localizada na área central da cidade.

O executivo, sob a justificativa de que o imóvel estava sendo invadido por usuário de drogas, resolveu reformar e não restaurar a casa (conforme prometido previa o decreto), e entregá-la como base da Defesa Civil.

Em outubro de 2017, a Prefeitura prometeu, após o tombamento, restaurar o imóvel. Leia aqui.

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito, Kiko Teixeira (PSDB), qualquer intervenção no imóvel “localizadas dentro da área delimitada sujeitas à prévia aprovação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural e Natural, nos termos da Lei nº 4.235/1999″.

O Conselho Municipal não foi consultado, pois, as decisões deliberadas pelo colegiado são publicados no Diário Oficial da cidade.

De acordo com a lei 4.235/1999 “Os bens devidamente protegidos e preservados pelo instituto do tombamento, provisória ou definitivamente, não poderão ser destruídos, demolidos, mutilados, alterados ou descaracterizados, mesmo que parcialmente, sob pena de embargo e/ou multa a serem impostos ao infrator, sem prejuízo das demais sanções administrativas, cíveis e criminais.

No entanto a prefeitura descaracterizou o imóvel, alterando sua cor, além de retirar no interior da casa, o piso de taco de madeira, substituindo por cimento.

Foto Facebook: Amaury Dias

Questionamos a Prefeitura se as intervenções passaram pelo crivo do conselho, e se as mesmas se tratavam de restauro ou reforma, a Comunicação respondeu que “o imóvel, antes abandonado, está sendo revitalizado, mantidas suas características arquitetônicas originais. A ação segue os parâmetros legais para esse tipo de intervenção e contribuirá com a preservação e a segurança da Casa”.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles