Gabriel Roncon fala como candidato, age como candidato; parece ser mesmo o candidato

Por Samuel Boss

As eleições municipais estão chegando, as movimentações acontecendo e o cenário se desenhando. Em Ribeirão Pires o vice-prefeito, Gabriel Roncon (PTB), mudou sua postura neste último mês; está falando como candidato, agindo como candidato e parece ser mesmo o candidato.

Gabriel tem fortalecido suas redes sociais e apresentando as ações do governo com sua cara. Ele não faria isso sem o aval do prefeito, Kiko Teixeira (PSB), afinal a primeira-dama e os secretários mais ligados ao prefeito estão participando do vídeo e fazendo coro com o Gabriel.

Em muitos eventos da cidade, Gabriel Roncon tem sido o representante no lugar de Kiko, e pessoas próximas ao vice já o colocam como o candidato em 2020.

Seria uma estratégia real ou cortina de fumaça?

É sabido de todos que o prefeito Kiko Teixeira terá que acertar sua situação com a justiça, pois há duas condenações em segunda instância. Isso impediria o registro de candidatura.

A especulação é que Kiko poderia liberar Gabriel Roncon como candidato e sua esposa Flávia Dotto (PSDB) como vice, porém, a legislação impõe que neste caso, Kiko teria que renunciar seis meses antes.

A renuncia colocaria Gabriel como prefeito, porém iria para uma disputa sem a condição de reeleição.

Kiko pode ter colocado Gabriel na linha de frente como candidato para aumentar sua capilaridade eleitoral, tirar votos de nomes com o mesmo perfil do vice, como o vereador Amigão D’Orto (PTC) e lá na frente usar isso ao seu favor, caso o próprio prefeito venha para a reeleição.

Como também Kiko pode estar testando o nome do vice, caso seja necessário ter um plano B dentro do governo.

O fato é que só Kiko tem a chave do cofre que contém a verdade sobre sua estratégia, nem mesmo Gabriel Roncon sabe da verdade toda. Aguardemos!