Educação de Ribeirão Pires amplia diálogo com Ministério Público sobre retorno seguro de aulas presenciais

0

Secretária apresentou as ações que estão em andamento à promotora de Justiça da cidade

As ações para garantir o retorno seguro das aulas presenciais na rede municipal foram tema central de reunião virtual entre a Promotora de Justiça de Ribeirão Pires, Maria Cecília Alfieri Nacie, e a secretária de Educação da cidade Rosi Ribeiro de Marco, realizada nesta sexta-feira, dia 19. O encontro amplia o diálogo e aproxima Prefeitura e o Ministério Público em relação às medidas de segurança voltadas à Educação no período de combate ao coronavírus.

Durante conversa, a gestora da Educação Municipal esclareceu as questões técnicas que foram consideradas para o adiamento da retomada das atividades presenciais nas 33 escolas municipais. Entre os pontos destacados para a adoção do novo cronograma estão as condições precárias de unidades da rede, identificadas em vistorias técnicas, e a falta de planejamento prévio para o atendimento de protocolos sanitários – o que inclui a aquisição de insumos e EPIs que não foi realizada em 2020.
A promotora solicitou informações sobre o atual cenário da rede municipal e considerou acertada a decisão da Prefeitura em iniciar o retorno presencial gradativo das aulas quando houver segurança para alunos e profissionais da Educação – previsão para abril.


“Em novembro, profissionais da Educação Municipal foram exonerados pela gestão anterior. Além de encontrar a rede desamparada, levantamos logo nos primeiros dias desse ano as más condições de nossas escolas, entre outros problemas que comprometem a segurança de alunos e profissionais da rede. Começamos do zero o trabalho de planejamento e reestruturação para o retorno de atividades presenciais”, explicou a secretária.