spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Editor da Folha de RP denuncia estado do acervo da Biblioteca Municipal

O Editor Chefe e proprietário do jornal mais tradicional da Estância, A Folha de Ribeirão Pires, denunciou na tarde desta sexta-feira (24/5), o estado do acervo da Biblioteca Municipal da cidade.

Edinaldo Menes, conhecido como Dedé da Folha, relembrou a memória de seu pai, Gemecê de Menezes- fundador do jornal- para criticar a Prefeitura sobre os livros-arquivo do jornal de sua família.

“Essa hora o meu finado pai, jornalista Gemecê de Menezes, deve estar se revirando no caixão. Ele fazia questão de encadernar anualmente as edições do jornal Folha e doava para Biblioteca Municipal para ficar à disposição da população. Ele fez isso durante mais de 25 anos”, criticou o jornalista.

Dedé ainda ressaltou que não irá mais organizar mais as publicações para a biblioteca durante a atual gestão.

“Só para constar, eu, enquanto editor da Folha não vou mais doar jornal para Biblioteca Municipal durante a gestão Kiko Teixeira/Gabriel Roncon. Eles não tem o mínimo de cuidado com a nossa história”, criticou.

A Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação, justificou que o acervo está sendo transferido para outro endereço e que há um trabalho ‘criterioso’ para assegurar a organização dos títulos.

Veja a Nota

A Prefeitura de Ribeirão Pires esclarece que, como divulgado no início desse mês, a Biblioteca Municipal Olavo Bilac está sendo transferida para novo endereço – no Teatro Euclides Menato.

O espaço está sendo preparado para abrigar acervo de quase 49 mil títulos catalogados. Os livros foram transferidos do antigo espaço – no Centro Alto – e estão sendo, gradativamente, reorganizados na nova estrutura. Serão disponibilizadas salas e um saguão amplo para a utilização dos frequentadores da Biblioteca.

No novo endereço, haverá sala de leitura, espaço para pesquisas e área para o acesso à Internet. Também haverá Gibiteca e seção de periódicos (jornais e revistas). Atualmente, a Biblioteca possui quase 11 mil sócios. 

O trabalho de reorganização do acervo de 49 mil títulos é criterioso e demanda tempo, uma vez que os livros catalogados são separados por seções, bem como o que é acervo de pesquisa, o que é acervo circulante, por exemplo.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles