spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Câmara de Rio Grande supera Ribeirão Pires na qualidade dos debates

Por Samuel Boss

Seria leviano da minha parte afirmar que a Câmara de Rio Grande da Serra produz mais do que o parlamento de Ribeirão Pires, até por que , os vereadores de todas as Casas do ABC produzem muito, saem a campo, colhem demanda e atendem um grande número de munícipes.

Porém, quero me atentar ao papel fundamental do parlamentar, que a origem da palavra Parlamento  do Francês PARLEMENT, originalmente “falar, dialogar”, e falar e dialogar é algo que a Câmara de Ribeirão Pire pouco tem feito.

Debater temas importantes da cidade, ouvir o pensamento dos vereadores sobre temas importantes para o município como Turismo, Segurança, Saúde, Educação, seria de extrema importância. Mas o plenário em Ribeirão se atenta apenas aos problemas gerados pela própria Casa ou nos desarranjos com o executivo.

Na contramão disso, a Câmara de Rio Grande da Serra, mesmo não contando com uma estrutura tão boa quanto a de Ribeirão Pires, produz debates políticos de alta qualidade, independente da bandeira partidária. Os vereadores tem a cultura de debater os temas de acordo com os requerimentos apresentados, cada um usa a tribuna para dar sua versão do problema e isso enriquece o parlamento.

Claudinho Monteiro (PSB), Akira Auriani (PSB), Claurício Bento (DEM), Benedito Araújo (PT), João Mineiro (PSDB) entre outros, usam a tribuna com discursos de nível elevado de conhecimento da cidade, dos problemas e dos contextos macros da situação. O contraditório sempre colocado de maneira enfática, com debate que permeia não apenas a cidade, mas o contexto regional e nacional.

As sessões de Ribeirão Pires são extremamente chatas, frias e apenas protocolares. Na verdade a sessão serve como um cartório ao vivo: carimba, assina e encaminha. Quando um debate surge no plenário, quase sempre é debate pessoal, vereador contra vereador, vereador contra secretário, mas e a cidade? Seria  bom ouvirmos bons debates sobres os problemas reais da cidade.

Discutir com profundidade o turismo pífio de Ribeirão Pires. O executivo inventa sempre uma grande obra, porém isso não é a saída. O que adianta um Boulevard Gastrônomico se o Camping está fechado, não há nem mesmo uma rota turística?

Esperamos que os vereadores em Ribeirão Pires aprendam com os parlamentares da cidade de Rio Grande da Serra,  que mesmo com dificuldades financeiras, os representantes da sociedade não se calam diante do problema exposto.

 

Bastidor Político
Bastidor Políticohttp://www.bastidorpolitico.com.br
Redação do site Bastidor Político. Veículo criado em 2016 com intuito de levar os bastidores da informação.

Popular Articles