Beneficiárias do Programa Bolsa Trabalho de Ribeirão Pires são encaminhadas aos postos de trabalho

0

Cerca de 30 beneficiárias aprovadas no Programa Bolsa Trabalho em Ribeirão Pires foram encaminhadas, a partir desta quinta-feira (23), para seus futuros locais de trabalho. A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Sder) em parceria com a Secretaria de Educação, inseriu as convocadas para prestação de serviços em escolas municipais.

“Buscamos a cada dia trazer alívio financeiro a toda população. Tendo em vista a grande crise socioeconômica atual, o programa Bolsa do Povo – Eixo Trabalho tem uma grande importância na vida das mulheres contempladas por duas razões: novas inserções no mercado de trabalho e uma oportunidade em interagir, cooperar com atividades educacionais remuneradas em seus próprios bairros”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Marli Silva.

O Programa Bolsa Trabalho, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o município de Ribeirão Pires, tem objetivo de promover a retomada de emprego e renda, ocupação, qualificação e empregabilidade para a população mais vulnerável. A ação oferece bolsas no valor de R$ 535,00, por mês, aos cidadãos que realizarem atividades de trabalho, em órgãos públicos municipais. A carga horária é de quatro horas diárias, cinco dias por semana, e o benefício poderá ser pago, por cinco meses consecutivos. Além disso, os participantes realizam curso de qualificação profissional e recebem apoio à empregabilidade, através do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Moradora da Vila Aurora, Mary Hellen Cristina Bartolo, 30 anos, enxergou no programa uma oportunidade de geração de renda. “Estou fora do mercado há 8 anos, mas, neste período, comecei a trabalhar de forma autônoma com papelaria personalizada para festas. Então, a minha ideia, é investir esse dinheiro no meu próprio negócio, sair da informalidade, para aumentar o leque de produtos que eu posso oferecer para minhas clientes”.

Os selecionados poderão escolher seis opções de cursos profissionalizantes virtuais da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), com duração de 80 horas, sendo ‘Auxiliar de Controle de Produção e Estoque’; ‘Gestão Administrativa’; ‘Gestão de Pessoas’; ‘Organização de Eventos’; ‘Rotinas e Serviços Administrativos’ e ‘Secretariado e Recepção’.