I Festival de Jogos Queimada anima estudantes da rede municipal de Ribeirão Pires

Jogos acontecerão até essa quinta-feira, dia 29, na Tenda Multicultural da cidade

Com o objetivo de incentivar a interação entre os alunos e proporcionar aos estudantes a prática esportiva, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires promove, até essa quinta-feira, dia 29 de agosto, o I Festival de Queimada. A competição acontece na Tenda Multicultural localizada no Complexo Ayrton Senna, no período da manhã.

A ação organizada pela Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Educação do município envolve nove escolas e cerca de 110 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Nessa quarta-feira, dia 28 de agosto, três escolas disputarão vaga para a final: E.M. Sebastião Vayego de Carvalho, E.M. João Midolla e E.M. Lavínia Figueiredo Arnoni.

As escolas E.M. Manoel Baptista da Silva e E.M. Yoshiko Narita já garantiram vagas para a final. O aluno Bryan dos Santos, do 5º ano da escola Yoshiko Narita, comemorou a vitória da sua turma. “É muito lega. Minha escola ganhou, mas se tivesse perdido estaria feliz de poder participar”, disse o aluno.

Para a secretária de Educação da cidade, Flávia Banwart, o Festival de Queimada estimula o aprendizado de valores e a integração de alunos de diferentes escolas. “Por meio de um jogo divertido, os alunos vivenciam valores como solidariedade, cooperação, integridade, união e criatividade”, ressaltou a secretária.

A final do I Festival de Queimada acontecerá na quinta-feira, dia 29 de agosto, na Tenda Multicultural. Além dos competidores, a atividade contará com torcidas das escolas participantes.

A queimada é um jogo esportivo muito usado como brincadeira infantil. O material utilizado é uma bola de borracha, de tamanho médio. O local do jogo é um terreno plano, de forma retangular. As regras são simples e o objetivo é eliminar a equipe oposta.