Ribeirão Pires retoma Programa Odonto Bebê

0

Recém-nascidos do Hospital e Maternidade São Lucas recebem a consulta de uma odontopediatra gratuitamente

Nesta semana, Ribeirão Pires retornou com as consultas do Programa Odonto Bebê, que haviam sido suspensas durante o período mais forte da pandemia da Covid-19.

O programa é destinado aos recém-nascidos do Hospital e Maternidade São Lucas, que recebem a consulta de um odontopediatra gratuitamente para realização do Teste da Linguinha, que tem por objetivo verificar se o freio lingual e labial estão inseridos corretamente.

“Esse exame verifica toda a musculatura e também identifica se a criança consegue realizar a sucção do leite materno de forma correta”, explica Márcia Itamoto, médica responsável pela saúde bucal no município.

Em caso de identificação de má formação ou qualquer outra alteração, a odontopediatra orienta a mãe da criança que, ao receber alta, procure o Centro Odontológico, para realizar os procedimentos necessários.

Dayelen Cristina, mãe da Emanuela, que nasceu há quatro dias e recebeu a consulta, gostou do retorno do Programa. “É muito importante verificações como essa, porque desde os primeiros dias podemos fazer o acompanhamento da saúde bucal do bebê e manter todos os cuidados necessários”, comentou.

As visitas do odontopediatra na maternidade são realizadas toda semana.