Procon Consórcio ABC terá canal de atendimento prioritário para casos da Enel

Procon Consórcio ABC terá canal de atendimento prioritário para casos da Enel 
Consumidores da região terão canal de atendimento prioritário para reclamações contra a empresa de distribuição de energia

O Procon Consórcio ABC vai lançar um canal prioritário para o atendimento de consumidores das sete cidades em casos de reclamações sobre o aumento nas contas da concessionária de energia Enel.  iniciativa, A resultado da parceria entre Procon-SP e Procons Municipais, beneficia os moradores de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Conforme acordado entre Procon-SP e Enel, contas com aumento acima de 30% vão ser auditadas e a Enel será notificada para que esclareça os cálculos e informe como chegou ao valor final da conta. Constatado erro no faturamento, a empresa deverá retificar a fatura e enviar uma conta com os valores corretos, sem cobrança de multa ou juros. As irregularidades verificadas nas contas serão encaminhadas para a fiscalização e poderão gerar multa para a Enel.

Para os casos em que, após análise, ficar constatado que o valor está correto, a Enel irá oferecer em até 12 vezes no cartão de crédito, sem juros. No pagamento por meio de boleto, a concessionária atualmente permite o parcelamento em até oito vezes, mas está preparando seus sistemas para poderem parcelar em até dez vezes. Outra medida é que não haverá cortes de energia em unidades residenciais por falta de pagamento até 31 de julho, conforme definido em resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 
O diretor de Relações Institucionais do Procon-SP, João Bôrro, informou que o canal vai concentrar, em um único local, todas as reclamações relacionadas à concessionária. Além disso, a Enel terá uma ouvidoria para atender exclusivamente o Grande ABC, diminuindo o tempo de respostas das demandas.

“Estamos criando um canal que será muito mais ágil para dar andamento para as reclamações relacionadas à Enel, que cresceram muito durante a pandemia”, afirmou Bôrro.

O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Edgard Brandão, destacou que o novo canal consolida o trabalho e a importância do Procon Consórcio ABC em benefício dos consumidores das sete cidades. “O cidadão do Grande ABC poderá contar com um serviço ágil e eficiente”, afirmou.

Conforme dados dos Procons Municipais, atualizados até esta segunda-feira (29/6), a região recebeu 531 reclamações de consumidores em relação ao valor cobrado na conta de luz de junho. Diadema lidera a lista, com 330 denúncias, seguida de Santo André (70), São Bernardo do Campo (45), São Caetano do Sul (30), Ribeirão Pires (23), Rio Grande da Serra (21) e Mauá (12)