Pista de aeromodelismo do Parque Central é revitalizada


O parque foi palco de espetáculos dos aeromodelos e também com o Festival de Pipas Artísticas

Dois eventos ocorreram neste domingo (14) no Parque Central: a reinauguração da pista de aeromodelismo, que contou com inúmeras apresentações, e o tradicional Festival de Pipas Artísticas, que chegou à décima edição.

Curiosos, fãs e apreciadores de aviação puderam conferir verdadeiros espetáculos no ar durante a atividade que marcou a reinauguração da pista de aeromodelismo do parque. 

Atendendo às necessidades dos praticantes do aeromodelismo, o Departamento de Parques da Prefeitura de Santo André, contando também com a colaboração dos usuários, proporcionou uma nova comunicação visual, refez os 80 metros de alambrado da pista, e realizou trabalho paisagístico da vegetação local. Além da área do Aeromodelo, o espaço do Automodelo também foi revitalizado, com instalação e pintura do toldo do deck.

Na ocasião, o prefeito Paulo Serra destacou a importância da parceria da sociedade civil com o poder público. “O importante é a união e compreensão para a conquista deste que é mais um equipamento que resgatamos na cidade. Depois de anos sem uso, agora temos mais uma parte do nosso parque recuperada, revitalizada e que será bem utilizada para este esporte, que é mais que uma modalidade, é uma causa. Fica o desafio para a recuperação completa da pista do automodelismo e assim criarmos um grande complexo de modelismo na nossa cidade”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente, Fábio Picarelli, comemorou a inauguração de mais este espaço na cidade.

“Santo André tem vivido uma gestão que está empenhada no enfrentamento dos problemas da cidade, fazendo com que ela volte a ser referência em vários aspectos, como agora no aeromodelismo. Fica o agradecimento a toda a equipe que se empenhou bastante para que a entrega desta pista fosse concluída com sucesso”.

O campeão brasileiro de Vôo Circular Controlado (VCC), Benê Rodrigues, marcou presença no evento e comemorou a recuperação da pista de aeromodelismo.

“Parabéns a todos que batalharam pela reinauguração desta pista. Fica o agradecimento aos representantes de outras cidades que vieram prestigiar este momento e acompanhar este esporte que é carregado nos ombros por todos os aeromodelistas, sempre empenhados no progresso desta nossa modalidade com apresentações de nível internacional”, concluiu.

Representante da Confederação Brasileira de Aeromodelismo (COBRA), Mário Malta, o Malta Jones, relembrou sua trajetória na modalidade e reforçou a importância da iniciativa para a comunidade. “O apoio e incentivo ao esporte são fundamentais. Comecei no aeromodelismo com 15 anos e hoje, com 56, é uma satisfação encontrar a mesma turma de aeromodelistas, já formados e campeões. Isso nos engrandece muito. Nosso objetivo é continuar assim, todos unidos, e tentar trazer os campeonatos para cá, mostrando o trabalho maravilhoso realizado em Santo André”, pontuou Malta, ao realizar uma homenagem à administração municipal e ao Grupo Informal de Aeromodelismo de Santo André.

10° Festival de Pipas Artísticas – O Festival de Pipas Artísticas, disputado em 11 categorias, também trouxe cores e uma diversidade de formatos de pipas ao Parque Central. O público também teve a oportunidade de apreciar pipas dragão, pipas gigantes, entre outras.