spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

O que o município com o maior IDH do país pode esperar do futuro


De colônia italiana à melhor cidade do Brasil no ranking de cidades sustentáveis e práticas de ODSs, São Caetano do Sul celebra as conquistas nos seus 145 anos de olho no que vem pela frente.
Quando os italianos chegaram, em 1877, nas terras denominadas Tijucuçu nem imaginavam que esse local se tornaria São Caetano do Sul, uma das cidades de maior referência do país e o município com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.


São Caetano do Sul progrediu rapidamente: de província que cultivava uva para pólo industrial. Para se ter uma ideia, a cidade registrou, até junho de 2022, a abertura de 968 novas empresas, sendo que 303 delas atuam pela internet.
Mas não é só na economia que o município se destaca. Dos 5.570 municípios brasileiros, a cidade obteve o primeiro lugar em relação às práticas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Além disso, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que era de 0,697 em 1991, chegou a 0,820 em 2000, até atingir 0,862 em 2013.
“São Caetano do Sul é um exemplo para o Brasil em desenvolvimento econômico e social. Isso porque os sul-sancaetanenses encontraram na educação de qualidade o caminho para prosperar, zerando o analfabetismo e investindo no ensino público”, destaca Kleber Cabral, auditor fiscal da Receita Federal, cidadão de São Caetano do Sul.
O auditor fiscal nasceu, cresceu e sua família mora até hoje no município. Seu bisavô, Manoel Cardoso, português de Coimbra, desembarcou no Brasil em 1899, e se se estabeleceu próximo à estação ferroviária. Sua chácara ficava onde hoje estão as Ruas João Pessoa, Pará e Amazonas, no centro da cidade. Manoel Cardoso é nome de uma pequena travessa no bairro de Osvaldo Cruz.
Cabral olha com orgulho para a história da sua terra e, no aniversário de 145 anos de São Caetano do Sul, projeta o futuro. “Caminhamos muito bem até aqui, mas os próximos passos serão decisivos para construir a cidade que queremos. Estarmos bem representados na Assembleia Legislativa de São Paulo é um avanço importante para apoiar essas conquistas”, reforça.
Kleber Cabral foi presidente das duas principais entidades de classe, Unafisco e Sindifisco Nacional e, recentemente, foi indicado para compor a lista tríplice ao cargo de Secretário da Receita Federal. A convite da Transparência Internacional e da FGV, Cabral participou do

grupo que redigiu as 70 Novas Medidas Contra a Corrupção. Cristão e membro da igreja presbiteriana, Kleber Cabral é candidato a deputado estadual pelo PODEMOS e defende uma tributação mais simples e justa, além de uma rigorosa fiscalização dos gastos públicos.

Bastidor Político
Bastidor Políticohttp://www.bastidorpolitico.com.br
Redação do site Bastidor Político. Veículo criado em 2016 com intuito de levar os bastidores da informação.

Popular Articles