Mauá comemora 62 anos, mas completa 63 de emancipação

0

dest-igreja-matrizA grande discussão entre historiadores e políticos sobre a existência da cidade de Mauá é em relação a comemoração de seu aniversário. Além da divergência entre os anos comemorados, há também uma discussão sobre o dia real do aniversário da cidade.

A emancipação da cidade aconteceu no dia 22 de novembro 1953, ou seja, há 63 anos atrás, porém, a primeira eleição para prefeito, vice-prefeito e vereadores, da cidade foi realizada em 1954 , e estes foram empossados no dia 1 de janeiro de 1955. Os políticos comemoram o ano  da primeira eleição, já os historiadores comemoram o ano da emancipação.

Mas por quê 8 de dezembro?

A emancipação ocorreu em 22 de novembro e as eleições em outra data diversa em 1954, por quê a cidade comemora o aniversário da cidade no dia 8 de dezembro?

Segundo o historiador e membro do Condephaat da cidade, Daniel Alcarria, a data foi uma imposição da Igreja Católica aos políticos da época, em alusão ao dia da padroeira de Mauá, Emaculada Conceição que é comemorada no dia 8 de Dezembro.