spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Indígenas da etnia Guarani visitam creche João de Deus

Unidade, na Vila Suíça, desenvolveu projeto pedagógico sobre culturas indígenas brasileiras que está sendo aplicado durante este ano letivo

O contato direto com as culturas indígenas brasileiras e não só a informação transmitida pelos livros de história foi um dos principais recursos utilizados pela equipe da creche João de Deus, em Santo André, para proporcionar uma experiência incrível e uma lição de igualdade. A unidade, localizada na Vila Suíça, adotou o tema “Projeto Raízes” para o projeto pedagógico desde o ano passado e envolveu professores, equipe gestora, funcionários, alunos e comunidade em atividades ligadas ao tema.

Na festa cultural que encerrou o primeiro semestre letivo deste ano, a creche recebeu a visita de membros da etnia Guarani Mbya, da Aldeia Guyrapaju, que fica em São Bernardo. O grupo, composto por 14 pessoas, entre elas uma criança de 3 anos e nove jovens com idades entre 9 e 15 anos, além das lideranças Karai Mirim Tukumbo (Elso) e Ará Mirim (Iracema), mostraram um pouco de sua cultura, de sua luta por seus direitos e como é a vida dos indígenas nos dias de hoje.

“Acreditamos que preservar e enaltecer essas culturas é manter viva parte da história do povo brasileiro. Quando reconhecidos e desenvolvidos de maneira pedagógica, esses temas passam a fazer parte de uma aprendizagem baseada no respeito e na valorização das diferentes culturas e na compreensão da formação do nosso país”, destacou a diretora da creche João de Deus, Emillyn Rosa.

Segundo Emillyn, a visita dos representantes da aldeia aconteceu em retribuição a uma visita da equipe da creche que já havia sido feita à aldeia no ano passado e contribuiu para a desconstrução da imagem estereotipada e antiquada dos indígenas, que ainda é muito difundida no país.

“Eles têm a preocupação de preservar sua história e seus costumes e valores, mas também vivenciam a integração com os demais indivíduos da sociedade e a possibilidade de utilizar todos os recursos disponíveis sem deixar de serem indígenas”, comentou. A creche já recebeu também a visita de representantes da cultura afro-brasileira para dar depoimentos.

O combate ao preconceito e o destaque à importância do respeito a todas as etnias que compõem o Brasil são as principais lições que a unidade quer deixar para os alunos. A creche atende hoje cerca de 148 crianças com idade entre 0 e 3 anos. “A ideia de realizar um projeto pedagógico sobre esse tema surgiu no ano passado, quando uma de nossas alunas demonstrou insatisfação com o seu cabelo crespo. Achamos que precisávamos fazer algo para mudar este sentimento nas crianças, e combater todos os tipos de preconceito, além de mostrar que há diversos tipos de beleza”, contou a diretora da creche.

O tema foi abordado desde o início do ano de forma lúdica, como é mais indicado para os alunos da educação infantil, por meio de histórias, brincadeiras, confecção de brinquedos, tintas naturais e experimentação de alimentos, que promovem a aprendizagem por meio de experiências e sensações. Com as professoras e funcionários foram desenvolvidas formações em horário trabalho, visitas em aldeias e recebimento de convidados e formadores. As atividades continuarão no segundo semestre.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles