Fernando Rubinelli envia projeto de Lei para criação de Farmácia Veterinária Popular em Mauá

Fernando Rubinelli (PDT) é considerado o parlamentar mais atuante na cidade, com muitas conquistas em seu currículo político. Com 29 anos, é o vereador mais jovem da cidade.

O vereador de Mauá, Fernando Rubinelli (PDT)enviou ao Executivo mauaense, na sessão parlamentar desta terça-feira (04/09) um projeto de Lei que pede a criação da Farmácia Veterinária Popular. Intitulada Farmácia Pet Pop Mauá, o estabelecimento farmacêutico privado comercializará diretamente ao consumidor, na forma de varejo, medicamentos para uso veterinário a preços subsidiados.

Para a execução do programa Farmácia Pet Pop Mauá, A Prefeitura de Mauá poderá firmar convênios com entidades privadas e públicas.

O projeto de Fernando Rubinelli visa sanar um grande problema de zoonose no meio urbano, em que as famílias de baixa renda do município sofrem com doenças causadas pelos animais domésticos e bichos de estimação.

  Os hospedeiros de doenças causadas por protozoários, como por exemplo, a Leishmaniose visceral, ou Calazar, que é uma doença transmitida pelo mosquito palha que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário, causando uma infecção que pode passar do animal para o homem e tornar-se potencialmente perigosa devido ao grande número de animais domésticos que adquirem a infecção.

“Muitas vezes, as famílias deixam de tratar seus animais pelo alto custo dos medicamentos veterinários, não podendo arcar com as despesas sem prejuízo de seu próprio sustento e de sua família. Noss projeto de lei visa criar subsídios aos medicamentos de uso veterinário, para que a população possa utilizá-lo e resguardar seus animais de doenças e epidemias, além de incrementar a agricultura nacional”, comenta o vereador