Curso sobre Gestão Pública reúne sociedade para debater desafios municipais

Evento foi o primeiro a levar assuntos pertinentes à população de Mauá com especialistas

Discutir sobre gestão pública envolve temas densos, como política, economia e educação. No entanto, no curso Gestão Pública Municipal e Seus Desafios, realizado nos dias 18 e 20 de fevereiro, na Câmara Municipal de Mauá, os palestrantes Renato Eliseu e Thiago Rocha apresentaram dados e mostraram exemplos de fácil assimilação, que ilustraram diversas ações das administrações públicas.

Entre as diversas explicações estava a diferença entre o método tradicional de planejamento e o novo formato, em que os modelos de diagnósticos e a economia são vistas de forma diferente. O professor Renato Eliseu afirma que as escolhas de cada orçamento, até mesmo se é investido ou não, já é uma preferência sobre incluir novos direitos ou retirá-los.

“No processo de planejamento é obrigatória a participação social, ter ênfase nas realizações e resultados, além de refletir a realidade, mas isso nem sempre acontece”, pontuou.

Para o palestrante e historiador Thiago Rocha, que apresentou memes para discorrer sobre a difícil situação escolar no Brasil, ser militante da educação e participar como ativista social de diversos movimentos traz a esperança para aqueles que não acreditam, apesar de os dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostrarem que ainda há muito trabalho a se fazer, afinal, a cada 100 pessoas, apenas 65 terminam o ensino médio no país.

Mas nem por isso as 150 pessoas de várias idades e profissões que participaram do evento saíram desmotivadas do encontro. Este é o caso do candidato a ingressar na Polícia Militar de São Paulo, Lucas Feliciano, de 18 anos: “O curso me ajudou a ter uma visão ampla sobre determinadas atividades em sociedade, além de aprimorar os meus conhecimentos”.

O engenheiro mecânico e mestre em física, José Carlos Murakami, de 68 anos, afirmou que nunca tinha participado de um curso voltado à política e à sociedade. “Eu gostei muito do curso e vou querer fazer mais se houver outros módulos”, disse.

De acordo com o organizador, Gerson Moura, que promoveu o evento pela Escola de Governo – EuProponho, a ideia é justamente esta, criar mais cursos que apresentem outros desafios e discutir com toda a comunidade. As aulas são totalmente gratuitas, com professores especializados e ainda entrega de certificado.