spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Carla Morando apoia CPI que busca interferir na autonomia universitária

Fonte: Estadão

A base do governo João Doria (PSDB) na Alesp prepara uma ofensiva contra a autonomia das Universidades públicas do Estado. A criação de uma CPI contra o que os deputados definem como “aparelhamento de esquerda”das universidades públicas paulistas e “gastos excessivos”.

A deputada da região do ABC, Carla Morando (PSDB) é uma das apoiadoras do projeto. Ao ser ouvida pela reportagem do jornal Estadão, a deputada disse que as universidades são dominadas pela esquerda.

“ É público, notório e amplamente divulgado pela imprensa que as universidades públicas são dominadas pela esquerda em seus cargos de gestão e no ambiente educacional. Para ela, as universidades são uma caixa-preta”, disse.

Os parlamentares querem ainda mudar o modelo de governança. Hoje, o reitor é escolhido a partir de lista tríplice enviada ao governador, que opta por um dos nomes. 

Para José Goldemberg, que foi reitor da USP, a ideia dos deputados é “extravagante”, que nem na ditadura militar prosperou. “O (presidente Ernesto) Geisel mudou a lista tríplice para a lista sêxtupla. Quando eu era reitor (1986-1990), fui ao STF e derrubei essa medida porque a lista tríplice foi colocada no estatuto da USP quando ela foi criada (em 1934). Ela tem autonomia para decidir.”

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles