spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Deputado Luiz Fernando promove Audiência Pública sobre pessoas desaparecidas


Vitrine dos Desaparecidos é o nome dado à Audiência Pública sobre Pessoas Desaparecidas, uma vez que estudos demonstram que apesar de avanços tecnologias não existe preocupação como assunto

O tema Pessoas Desaparecidas não é coisa nova, um levantamento sobre a questão demonstrou a falta de preocupação e sensibilidade social para com as famílias e amigos das pessoas desaparecidas.

Um inédito estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2017 trouxe números aterradores sobre a questão: de 2006 à 2016 sumiram no Brasil cerca de 700 mil pessoas como Estado de São Paulo liderando a estarrecedora estatística.

Diante da dramática situação, apesar de existirem diversas leis e projetos em andamento, o deputado estadual Luzi Fernando Teixeira realizará no próximo dia 24 de junho Grande Audiência Pública denominada “Vitrine dos Desaparecidos” que reunirão além de organismos públicos, entidades da sociedade civil que se preocupam com o tema como Mães da Sé, Mães em Luta Instituto Ímpar e outras.

O objetivo além de ouvir os relatos das mães é tentar encontrar soluções que apontem caminhos em respostas mais rápidas Às famílias, uma vez que estudos de casos demonstram a irresponsabilidade de agentes públicos com a questão, que muitas vezes levam pessoas desaparecidas, porém encontradas a serem enterradas como indigentes,criando a figura do redesaparecido, e os casos não são poucos.

“Esse foi um assunto apresentado e acredito que em muitos aspectos o Estado tem que ser responsabilizado, principalmente quando agentes públicos dão informações erradas e/ou equivocadas, e também quanto à questão do redesaparecimento da spessoas”, desta Luiz Fernando.

Para o deputado Luiz Fernando a situação é um caso de segurança pública uma vez que são desaparecimentos que precisam ser explicados e os estudos apontam os  motivos que são os mais diversos.

“Eu imagino a dor sem fim desses familiares e amigos, principalmente das mães, das quais muitas transformaram sua dor, seu luto em uma luta. Quando a pessoa falece você sabe onde estão seus restos mortais, a história tem um fim, mas quando o ente querido desaparece, a dor não tem fim. E em muitos casos o Estado tem como dar resposta”, enfatiza Luiz Fernando.

Ainda, segundo o deputado estadual Luiz Fernando o nome Vitrine dos Desaparecidos é para tirarmos esses casos das estatísticas e darmos visibilidade, sensibilizar a sociedade para o problema do qual segundo estudos cerca de 17% da população brasileira tem um parente, amigo ou conhecido desaparecido; também responsabilizar quem tem que ser responsabilizado e mais que isso, reunir todas essas ações proativas para agilizar, facilitar e dar respostas e buscar soluções e políticas públicas.

Uma das medidas imediatas é a criação de uma Frente Parlamentar da Pessoa Desaparecida na Alesp que terá atuação permanente nessa questão, pois muito embora o problema é nacional, o Estado de São Paulo lidera as estatísticas e precisa e pode também liderar as soluções.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles