spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Fundação do ABC lança ‘Universidade Corporativa’ para ações permanentes de capacitação profissional

Educação e treinamento são as chaves para o sucesso individual e coletivo. Com base nesse princípio, a Fundação do ABC acaba de lançar a Universidade Corporativa, que realizará ações permanentes de desenvolvimento e educação para capacitação dos mais de 27 mil funcionários diretos que integram os quadros da corporação. Em função da pandemia e da necessidade de distanciamento social, a abertura dos trabalhos foi realizada em formato on-line. A palestra de abertura, sob o tema “Assumindo a responsabilidade pelo seu desenvolvimento”, foi conduzida pela psicóloga Cassia Silva e Souza, especializada em Psicologia Positiva, com MBA em Gestão e Desenvolvimento Humano. O conteúdo está disponível na íntegra pelo YouTube: https://youtu.be/7nQJdNfBafE.

A Universidade Corporativa da Fundação do ABC (UCFUABC) tem por objetivo qualificar os profissionais da instituição, de modo a se tornarem naturalmente líderes e referências em suas famílias e nas comunidades onde vivem, de forma alinhada às estratégias da Fundação do ABC – ou seja, profissionais motivados, éticos, habituados a trabalhar em time, imbuídos do sentimento de cidadania e com espírito empreendedor. Inicialmente, o projeto abrangerá 600 líderes e gestores da mantenedora e unidades gerenciadas. Depois, o processo avançará para alcançar gradativamente os 27 mil colaboradores.

O lançamento da UCFUABC, em 8 de junho, contou com a participação da presidente da FUABC, Dra. Adriana Berringer Stephan, e da gerente de Recursos Humanos da FUABC, Magali Gonçales. “É um projeto que me encantou e que estamos desenhando desde o início da gestão. Temos imensa satisfação de poder investir nos gestores e em todos os funcionários, pessoas que fazem a FUABC. São eles o nosso grande tesouro. É também uma forma de agradecer a todos que carregam a instituição nos braços. A proposta será de gerar novas sementes e muitos frutos de tantos aprendizados”, disse a presidente.

Para a gerente de RH da FUABC, o conhecimento é o caminho para a transformação pessoal e profissional dos colaboradores. “Estudos no mundo todo comprovam que aprender coisas novas é o melhor recurso para mantermos a mente jovem. Algo tão importante quanto a atividade física. Sejamos, portanto, agentes multiplicadores e transformadores. Vamos dividir os nossos aprendizados. Nossa missão é despertar nos talentos humanos a vocação para o aprendizado, alinhando esse trabalho às estratégias e aos valores da Fundação do ABC”, analisa Magali.

O planejamento da Universidade Corporativa teve início há cerca de um ano. À princípio, os treinamentos e capacitações seriam realizados presencialmente. A chegada da pandemia, porém, exigiu a reorganização do cronograma. “A meta inicial é treinar cerca de 600 pessoas. Começaremos com um grupo grande de líderes das mais diversas unidades, desde o ABC, passando pela Capital, Baixada Santista, Interior e todas as demais localidades onde atuamos”, completa Magali Gonçales.

A psicóloga e palestrante convidada, Cassia Silva e Souza, reforçou aos participantes que todos os processos de trabalho devem ser compartilhados com foco na melhoria dos resultados. “Líderes também podem facilitar processos. Os saberes nunca devem se restringir ao individual, e sim, ampliados para alcançar uma responsabilização coletiva. A solução sempre estará no time, como um todo”.

VALORIZAÇÃO

A Universidade Corporativa é uma iniciativa contínua e permanente de capacitação, que buscará desenvolver os colaboradores de forma customizada e alinhada aos interesses estratégicos da FUABC. De maneira didática, será a área vinculada ao departamento de Recursos Humanos da Mantenedora responsável por criar e multiplicar conhecimentos, com foco na valorização dos colaboradores, aumento da performance, maior produtividade, estímulo às habilidades e constante motivação.

A partir da UCFUABC, cursos, palestras, workshops, lives, entre outras atividades passarão a integrar a rotina dos mais de 27 mil funcionários da instituição, em busca da valorização do capital humano como instrumento-chave para a melhoria dos processos de gestão e do atendimento prestado aos pacientes nos serviços de saúde. A primeira turma teve início em 15 de junho. Todos os encontros deste ano serão organizados no formato on-line.

MULTIPLICAÇÃO

O símbolo escolhido para representar a Universidade Corporativa da FUABC é o beija-flor, por ter a vibração alta e suave, além de ser a única ave que voa em qualquer direção, para cima, para baixo, para trás e para os lados – ou seja, é extremamente versátil. Esses pássaros também são importantes na natureza por contribuírem na polinização. Ao visitarem flores em busca do néctar, entram em contato com o pólen, que fica preso aos seus bicos e penas. Então, quando se dirigem a outras flores, deixam nelas esses grãos de pólen, fertilizando-as e garantindo a reprodução da planta, novas sementes e frutos.

Essa é a proposta da UCFUABC: reproduzir conhecimento, gerando novas sementes e frutos de aprendizado.

Popular Articles